09.05.2019Fim de semana tem diversas atrações nos espaços culturais

Vários eventos compõem a programação da Fundação Cultural de Curitiba neste fim de semana. O Teatro do Paiol tem show em homenagem ao músico e radialista Silvio de Tarso. No Teatro Cleon Jacques estreia a peça “Cidades Invisíveis”. A Cinemateca promove a Mostra 35 Milímetros com filmes do seu acervo apresentados no formato clássico de exibição. Na Capela Santa Maria acontecem dois concertos em homenagem ao “Dia das Mães”, realizados pelo Coro da Camerata Antiqua de Curitiba e pelo projeto Noite Lírica. Confira:

Conhecido pelas crônicas esportivas, o radialista Sílvio de Tarso (1951-2013) embalou muitos ouvintes durante transmissões de rádio. Mas o lado artístico do jornalista é o foco da apresentação que acontece nesta sexta-feira e sábado (10 e 11/5), no Teatro do Paiol. O show marca o lançamento do álbum “Intenso Limite”, composto por Sílvio de Tarso ao lado de outros músicos.

O Coro da Camerata Antiqua de Curitiba dedica às mães o concerto que fará nesta sexta-feira (10/5), às 20h, e no sábado (11/5), às 18h30, na Capela Santa Maria Espaço Cultural. Intitulado Das Wunderkind Mozart (Mozart, a Criança Genial), o espetáculo traz quatro peças do compositor austríaco em que é exaltada a figura da Virgem Maria. A regência é de Mara Campos. Os ingressos custam R$ 30 e R$ 15 na bilheteria do local.

A atração da Casa Hoffmann neste fim de semana é o espetáculo interativo “Vário”, em que o público cria a ambientação sonora para a apresentação e orienta os movimentos da bailarina em cena. O espetáculo é estrelado pela bailarina Lívia de Castro. Também participam os músicos Daniel Amaral (violão) e Machison Abreu (violoncelo).

A mostra realizada pelo programa “Nós e o Meio Ambiente” da Fundação Cultural de Curitiba chega ao último dia. Está programada para esta sexta-feira (10) a exibição dos filmes “O Índio e O Trigo” (14h) e “No Coração dos Deuses” (19h30). Ao final do evento serão doadas mudas de plantas nativas para celebrar a semana de conscientização sobre cultura indígena. O evento trouxe debates, exposições artesanais e filmes com foco nos povos originários. Confira a programação em: http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/pub/file/meioambiente_cult-indigena_programa%C3%A7%C3%A3o.pdf

A partir de uma linguagem onírica, a peça “Cidades Invisíveis” faz uma relação entre identidade e território O espetáculo reflete como as cidades se entrelaçam com nossas histórias e vice-versa. A peça estreia nesta sexta-feira (10) no Teatro Cleon Jacques e permanece em cartaz até o dia 27 de maio. A entrada é gratuita com classificação de 14 anos.

Em comemoração aos Dias das Mães, o projeto Noite Lírica apresenta o espetáculo “Viva La Mamma”. O concerto acontece neste domingo (12/5), às 19h, na Capela Santa Maria. Os ingressos estão à venda no site Alô Ingressos ou na bilheteria da Capela Santa Maria.

O espetáculo “Gran Circo Stopin” faz homenagem aos circos itinerantes que movimentam as cidades. A Companhia de Palhaços traz atrações proporcionadas pelos circos de maneira leve e engraçada. O espetáculo é voltado para toda a família. O evento acontece no Circo da Cidade Zé Priguiça, às 15h. A entrada é livre e gratuita.

A Cinemateca abre seu acervo de películas para a mostra “Sessão 35mm”, a partir deste sábado 11 de maio. Dois longas metragens estão programados para serem exibidos no formato clássico dos antigos cinemas (35 milímetros). O primeiro filme a ser apresentado neste formato será o longa metragem franco-italiano “O Sol por Testemunha”. O filme narra a jornada de um homem rico à procura do filho. A sessão acontece às 19h (dias 11/5 e 12/5) e 16h e 19h (dia14/05), na Cinemateca de Curitiba. A entrada é gratuita.

Confira a programação

Show em homenagem a Sílvio de Tarso

Data: 10 e 11/5
Local: Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/nº – Prado Velho)