14.06.2019Fim de semana de música, filmes, peças e papo sobre games

A agenda cultural deste fim de semana traz muita música, cinema, teatro e até roda de conversa sobre jogos digitais.

Grupo paulista faz show inédito no Paiol
No Teatro do Paiol, o grupo musical paulista As Bahias e a Cozinha Mineira se apresenta nesta sexta-feira (14/6) e no sábado (15/6). Com influência de Gal Costa e do Clube da Esquina, o grupo tem a intenção de mostrar as diferentes formas de expressão feminina. Os ingressos estão disponíveis no site https://www.aloingressos.com.br/ ou na bilheteria do teatro.

Data: sexta-feira (14/06) e sábado (15/06)
Local: Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, Prado Velho)
Ingressos: 40 reais e 20 reais (meia entrada)

Música para crianças e adolescentes na Capela
A Capela Santa Maria é o endereço da IV Semana de Canto Coral para crianças e adolescentes. No sábado (15/6), tem show dos grupos MusicaR das regionais Cajuru, Boqueirão e Pinheirinho, Coral Curumim, Gato da Tuba e Canarinhos de Campo Largo. No domingo (16/6), será a vez dos demais grupos MusicaR das regionais Regional Bairro Novo, Santa Felicidade, Tatuquara, Coro Pipa amarela, Coro infantil UTFPR, Papo Coral e Coral Brasileirinhos. Os espetáculos começam sempre às 14h. A Semana de Canto Coral vai até domingo (dia 16). O Coro da Camerata Antiqua de Curitiba vai encerrar o evento, às 18h30.

Data: sábado (15/6) e domingo (16/6)
Local: Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273)
Ingressos: 30 reais e 15 reais (meia-entrada)

“Negro não Nego” fala da resistência à discriminação
No Teatro Novelas Curitibanas, neste sábado (dia 15), o espetáculo Negro não Nego fala de resistência, força, humanidade e outras questões envolvendo os negros na sociedade. A peça é resultado de adaptações de obras literárias de artistas também negros. Notícias vindas do Rio de Janeiro sobre a morte da vereadora e ativista Marielle Franco, de um homem que teve seu guarda-chuva confundido com um fuzil e de outro homem asfixiado por um segurança, também são lembradas. O espetáculo faz parte da Mostra Claudete Pereira.

Data: sábado (15/6)
Local: Teatro novelas Curitibanas (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.222)
Ingressos: Pague o quanto pode

Cine Guarani traz Aquarius, longa exibido em Cannes
O Cine Guarani e o Cineclube do Cinema Brasileiro exibem, no sábado (15/6), o filme Aquarius. Indicada ao Festival de Cannes, a produção franco-brasileira de 2016 é dirigida por Kléber Mendonça Filho e tem Sonia Braga como protagonista. O longa conta a história de Clara, jornalista aposentada, viúva e mãe de três filhos adultos. Proprietária de um apartamento repleto de discos e livros, Clara se vê em dificuldades após receber as investidas de uma construtora que pretende demolir o edifício Aquarius para erguer um novo empreendimento imobiliário.

Data: sábado (15/6)
Local: Cine Guarani(Avenida República Argentina, 3430)
Ingressos: grátis

Conto de Verão na Cinemateca
Também neste sábado (15/6) a Cinemateca e o Cineclube da Aliança Francesa exibem o filme francês Conto de Verão, dirigido por Eric Rohmer. Gaspard, protagonista da trama, viaja até Dinard (Bretanha) para encontrar Lena, por quem está apaixonado. Ao chegar ele conhece Margot, garçonete na creperia de sua tia. Eles logo se tornam amigos, mas mesmo assim,elesente medo de contar a verdade sobre o motivo dasua viagem.
Data: sábado (dia 15/6)
Local: Cinemateca (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174)
Ingressos: Gratuito

Na Gibiteca, rodas de conversa sobre games
Quatro rodas de conversa sobre o desenvolvimento de jogos e o processo de criação serão a atração da Gibiteca,neste sábado (15/6). A iniciativa faz parte do projeto A Jornada da Graciosa, que trata de Game Designer, Programação, Arte e Som. O evento é voltado para estudantes da área e interessados em desenvolvimento de jogos.

Data: sábado (15/6)
Local: Gibiteca,no Solar do Barão (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533)
Ingressos: Gratuito

Orquestra de Corda apresenta as trilhas do cinema mundial
A Orquestra à Base de Corda vai tocar Trilhas Inesquecíveis do Cinema Mundial. As apresentações serão neste sábado (15/6) e domingo (16/6), na Cinemateca. No repertório,temas inesquecíveis de Ennio Morricone e Henry Mananci, entre outros compositores famosos por criar trilhas musicais para o cinema.

Data: sábado (dia 15/6) e domingo (dia 16/6)
Horário: 20h (sábado) e 19h (domingo)
Local: Cinemateca (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174)
Ingressos: 30 reais e 15 reais (meia entrada)

Espetáculo revisita poemas épicos
A montagem Ilíada + Odisseia é a atração do no Teatro Novelas Curitibanas deste domingo (16/7) e do próximo (23/6). O musical é uma produção da Ilíada Homero Companhia de Teatro e apresenta seis cantos dos dois poemas. A direção é de Octávio Camargo e a iluminação de Beto Bruel. O espetáculo faz parte da Mostra Claudete Pereira Jorge.

Data: domingo (16/6 e 23/6)
Local: Teatro Novelas Curitibanas (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.222)
Ingressos: Pague o quanto pode