30.08.2010Fim de semana com programação cultural intensa

Inauguração de um novo espaço cultural na Galeria Júlio Moreira, conhecida por abrigar o Teatro Universitário de Curitiba (TUC); concerto da Camerata Antiqua de Curitiba na Capela Santa Maria; Domingo Onze e meia no Conservatório de MPB, festa no Memorial Polonês (Bosque do Papa). Essas foram apenas algumas das atrações culturais, promovidas pela Fundação Cultural de Curitiba, no final de semana.

A Galeria se transformou num novo complexo cultural que integra além do TUC, agora também o Espaço da Arte Urbana e o Clube de Xadrez Erbo Stenzel. Inaugurado no domingo, com uma intervenção do artista visual Olho Wodzynski, patrocinado pela Serra Verde Express, o Espaço da Arte Urbana será um local de encontro para reflexão da arte urbana na cidade. A ideia é que artistas convidados executem sua obra diretamente nas paredes da sala. Para a reabertura do Clube de Xadrez, dois campeões paranaenses fizeram uma simultânea com cerca de vinte jogadores.

Com o domingo ensolarado, os curitibanos, puderam também passear pela feira do artesanato no Largo da Ordem e depois assistir a um show ao ar livre na Praça Jacob do Bandolim, no Conservatório de MPB, no projeto Domingo 11h30. Foi uma conversa musicada em que os integrantes do grupo Eu, você e Maria dividiram com os espectadores o processo de composição e produção das canções que fazem parte do espetáculo.

No Teatro do Piá, domingo com programação de graça para as crianças. A estreia de Alice no País das Maravilhas levou pais e filhos a sonhar no mundo do Gato que Ri, do Chapeleiro Louco, dos dois gêmeos e Suas Majestades Reais. À tarde, barracas e apresentações típicas também marcaram a tradicional festa de Nossa Senhora de Czestochowa, que lotou o Memorial da Imigração Polonesa (Bosque do Papa).

Os acordes que encheram de boa música o domingo do curitibano se estenderam até o Bosque do Alemão. O clarinetista Sérgio Albach - coordenador de MPB da Fundação Cultural de Curitiba -, acompanhado do Trio de Ouro Catuaba Brasil, lotou o Oratório Bach com o lançamento do seu primeiro CD Clarineteando.

Programação intensa desde sexta - A intensa programação cultural da cidade começou na sexta com o improviso e a criatividade que marcam as apresentações na Sinfonética Comunitária Flutuante. Dessa vez, o show ganhou realce com a participação do trompetista Irajá Max.

Na sexta, o maestro Wagner Polistchuk regeu o concerto de música brasileira da Camerata Antiqua de Curitiba na Paróquia Pio X. Reunindo repertório inédito de compositores mineiros, como a Missa Breve para Vozes, Cravo e Cordas, escrita pelo compositor Cláudio de Freitas especialmente para a Camerata, no sábado o concerto foi apresentado na Capela Santa Maria.

A tragicomédia de Fátima Ortiz Já viu como um pinguim anda?... com forte teor lúdico, mas também aspectos políticos, denúncias e ironias teve o último final de semana de apresentação no Teatro Novelas Curitibanas.

Além dessas, inúmeras outras atividades ocuparam o fim de semana dos curitibanos. Dança, teatro, circo e shows variados aconteceram em espaços públicos e privados, reforçando que Curitiba tem sim um cenário cultural repleto de atrações para todos os gostos e idades. Para ficar informado sobre a programação do mês o Guia Curitiba Apresenta é uma boa opção. Ele circula gratuitamente a partir do dia 01º.