25.11.2010Filmes restaurados mostram como era o Paraná entre as décadas de 20 e 50

A Cinemateca de Curitiba exibe na próxima segunda-feira (29) uma mostra de filmes históricos do seu acervo, recentemente restaurados. A mostra é composta por 29 filmes silenciosos e sonoros das décadas de 1920 a 1950, que traçam um importante painel de Curitiba e de cidades como Londrina e Ponta Grossa. Entre os filmes restaurados estão também produções do cineasta catarinense José Julianelli e filmes sobre o Paraná feitos pela Botelho Filmes do Rio de Janeiro.
Todos os filmes fazem parte do Projeto Memória Cinematográfica e integram o acervo de películas em nitrato da Cinemateca de Curitiba, recuperados graças ao patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Rouanet - Ministério da Cultura. O trabalho de restauração foi realizado pelo Laboratório de Restauro da Cinemateca Brasileira e consistiu na transposição do suporte em nitrato – que é de alta combustão – para o acetato, proporcionando maior durabilidade ao acervo. Há dois anos, um primeiro lote de filmes da Cinemateca foi recuperado pelo mesmo projeto.
Os filmes de curta duração estão reunidos num só programa que será apresentado às 20h. Às 19h haverá uma palestra da professora e doutora em História Social,Maria Ines Mancini de Boni, do Departamento de História da Universidade Tuiuti do Paraná. A entrada é franca. A partir de dezembro, os filmes também serão exibidos em diferentes locais nas regionais, como parte da programação do Cinema nos Bairros.

Serviço:

Projeto Memória Cinematográfica

Exibição de filmes do acervo da Cinemateca restaurados pela Lei Rouanet com patrocínio da Petrobras.

Local: Cinemateca de Curitiba – R. Carlos Cavalcanti, 1174

Data: 29 de novembro de 2010 (segunda-feira), às 20h. Às 19h, palestra com a professora Maria Inês Mancini de Boni (Universidade Tuiuti do Paraná)

Entrada franca.

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar