Notícias
11.06.2024Filmes baseados na literatura paranaense fazem parte do II Festival da Palavra de Curitiba
A mostra A Literatura Paranaense no Cinema será uma das atrações do II Festival da Palavra de Curitiba. Com curadoria do cineasta Fernando Severo, a mostra é composta de seis filmes baseados nos textos de Dalton Trevisan, Valêncio Xavier e Paulo Leminski.
As exibições acontecem de 21 a 23 de junho, das 18h30 às 21h30, na Sala Valêncio Xavier do Cine Passeio. O ingresso é gratuito e por ordem de chegada.
Cada dia é dedicado a um escritor, com exibição de um curta-metragem, seguido de um longa. No dia 21, serão exibidos filmes adaptados de textos de Dalton Trevisan: Balada do Vampiro (curta-metragem, 2007), dirigido por Beto Carminatti e Estevan Silveira, e Guerra Conjugal (longa-metragem, 1974), de Joaquim Pedro de Andrade.
No dia 22, estarão em cartaz mais duas produções dirigidas por Beto Carminatti, desta vez com adaptação de uma das obras de Valêncio Xavier, O Mistério da Japonesa (curta-metragem, 2005), em codireção com Pedro Merege, a partir da novela O Mistério da Prostituta Japonesa. Em seguida será apresentado o filme As Muitas Vidas de Valêncio Xavier (longa-metragem, 2013), um documentário sobre a obra do escritor e cineasta.
O curta-metragem Ervilha da Fantasia, de Werner e Willy Schumann, e o longa Ex-Isto, de Cao Guimarães, serão exibidos no dia 23. Ervilha da Fantasia é um documentário de 1985 sobre Paulo Leminski, que relata fatos de sua vida como escritor, poeta, tradutor e professor. Ex-Isto (2010) é um longa baseado na obra Catatau, uma das mais famosas de Leminski.
II Festival da Palavra de Curitiba
Mostra A Literatura Paranaense no Cinema
De 21 a 23 de junho, das 18h30 às 21h30
Cine Passeio – R. Riachuelo, 410
Ingresso gratuito
21 de junho – Dalton Trevisan
BALADA DO VAMPIRO (curta-metragem) – direção de Beto Carminatti e Estevan Silveira
GUERRA CONJUGAL (longa-metragem) – direção de Joaquim Pedro de Andrade
22 de junho – Valêncio Xavier
O MISTÉRIO DA JAPONESA (curta-metragem) – direção de Beto Carminatti e Pedro Merege
AS MUITAS VIDAS DE VALÊNCIO XAVIER (longa-metragem) – direção de Beto Carminatti
23 de junho – Paulo Leminski
ERVILHA DA FANTASIA (curta-metragem) – direção de Werner e Willy Schumann
EX-ISTO (longa-metragem) – direção de Cao Guimarães
imprimir voltar
- 01/08/2025 - A obra de Leminski ocupa a Festa Literária de Paraty e as Casas da Leitura de Curitiba
- 01/08/2025 - Murais cobrem com poesia e cor o concreto do Centro de Curitiba
- 31/07/2025 - Evento sobre Políticas Afirmativas e Educação para Relações Étnico-Raciais reúne público no Conserva
- 28/07/2025 - Natal de Curitiba 2025 terá palco principal no Centro e contratação de 700 profissionais da cultura
- 22/07/2025 - De origami a balé, mais de 77 opções de cursos culturais movimentam as regionais de Curitiba
- 21/07/2025 - Mostra Akira Kurosawa atrai mais de 700 pessoas e renova público da Cinemateca de Curitiba
- 18/07/2025 - Novas esculturas e restauros movimentam Ateliê do Memorial Paranista em Curitiba
- 15/07/2025 - Grandes referências em patrimônio cultural se encontram em seminário internacional em Curitiba
- 15/07/2025 - Terraço do Cine Passeio exibe diversão e fantasia nas férias da crianças
- 14/07/2025 - Conheça os novos artistas residentes do Ateliê de Escultura do Memorial Paranista