Notícias
18.04.2022 Filme paranaense é premiado em festival de cinema na França
O curta documental Deus me Livre foi premiado no 34º CinéLatino, festival de cinema latino-americano promovido anualmente em Toulouse, na França. O filme recebeu o prêmio SIGNIS de curta-metragem do festival, realizado no início de abril.
Dirigido por Carlos Henrique de Oliveira, jornalista e documentarista paranaense que vive em Curitiba, e pelo espanhol Luis Ansorena Hervés, o curta foi feito majoritariamente por uma equipe curitibana e finalizado por meio de edital da Fundação Cultural de Curitiba, com recursos da Lei Aldir Blanc.
O filme acompanha dois sepultadores do cemitério de Vila Formosa, em São Paulo, durante um dos picos da pandemia de Covid-19, em junho de 2020. Adenilson e Zeca, tendo que enterrar centenas de vítimas do coronavírus por dia, se apegam às suas respectivas crenças religiosas: Adenilson na Igreja Adventista, e Zeca na Umbanda. Assim, com visões bastante divergentes, os sepultadores refletem sobre os significados da morte, enquanto, apesar de tudo, não parecem perder o humor.
O prêmio recebido, o Prix Signis du Court-Métrage, é oferecido pela associação católica de comunicação SIGNIS, que desde 1947 premia filmes que promovam o respeito, a espiritualidade e a dignidade humana em alguns dos principais festivais de cinema do mundo, tais como o Festival de Veneza e o Festival de Berlim.
Na cerimônia de premiação, o júri do festival ressaltou que os curtas-metragens têm a dificuldade de terem de transmitir uma mensagem profunda e impactante em um espaço de tempo reduzido. Além disso, apontaram que todos os curtas em competição falavam de assuntos bastante diferentes, mas que a mensagem que consideravam mais importante era aquela relacionada com a pandemia: a de Deus me Livre.
“Sua mensagem para todos nós é que Deus está conosco, essencialmente somos todos iguais e nosso tempo aqui na terra é limitado, então não há tempo a perder e devemos buscar fazer o bem sem olhar a quem”, destacou o júri.
O diretor Carlos Henrique se diz honrado e grato pela escolha do filme. “E quero expandir esse agradecimento ao Zeca e ao Adenilson, os dois personagens do documentário que protagonizam a sua reflexão”.
Além da França
Neste mês, o curta irá participar de outro festival internacional: o 38º Chicago Latino Film Festival, nos Estados Unidos. O filme paranaense estreia no festival, na modalidade online, na sexta (22/3) às 22h.
Filme paranaense é finalista em festival de documentários nos EUA
Em fevereiro, Deus me Livre já tinha sido selecionado para um festival nos Estados Unidos, o Big Sky Documentary Film Festival, que é focado em documentários. O filme também passou por mostras nacionais, como o Curta Cinema – Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e a Mostra de Cinema de Tiradentes.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas