01.10.2012Ficção Viva inicia nova temporada em Curitiba

Realizado pela primeira vez em 2008/2009, o projeto Ficção Viva dá início à sua segunda edição em outubro de 2012, com atividades que se estendem ao ano seguinte. Com ênfase no roteiro de cinema e em realizadores ibero-americanos, o evento traz a Curitiba seis cineastas consagrados que, com olhares singulares, vêm redefinindo o cenário cinematográfico mundial na última década.

Sob a coordenação dos cineastas Marcelo Munhoz e Rafael Urban, o evento é mensal e está dividido em dois momentos: um encontro aberto ao público, no qual o convidado exibirá um de seus filmes e fará um bate-papo com a plateia; e um workshop de dois dias de duração com o realizador, mediante inscrições antecipadas.

Presenças confirmadas - O primeiro convidado do ciclo 2012/2013 é o cearense radicado na Alemanha, Karim Aïnouz, diretor e roteirista de filmes como Madame Satã, O Céu de Suely e Viajo porque preciso, volto porque te amo. Além dele, outra presença já confirmada é o mexicano Guillermo Arriaga, considerado um dos nomes mais influentes do cinema contemporâneo mundial. Famoso por sua parceria com o diretor Alejandro González Iñárritu, que rendeu os filmes Amores Brutos, 21 gramas e Babel – este último indicado ao Oscar de Melhor Roteiro –, Arriaga estreou na direção em 2008 com Vidas que se cruzam. Pelo roteiro de Os três enterros de Melquiades Estrada, recebeu a Palma de Ouro do Festival de Cannes 2005.

O ciclo tem início em outubro (06 e 07), com a presença de Karim Aïnouz. Em novembro (23 e 24), a sessão comentada e o workshop ficam a cargo de Guillermo Arriaga. Participam ainda outros quatro convidados, originários de diferentes países ibero-americanos e cujos nomes serão revelados em breve. Ao final do projeto, a experiência será reunida na publicação Reflexões sobre uma Ficção Viva, com tiragem de 1.000 exemplares e distribuição nacional.

Ficção Viva tem patrocínio do Programa Petrobras Cultural e conta com a parceria do SESI-PR, da Secretaria de Estado da Cultura e da Fundação Cultural de Curitiba. O projeto também tem o apoio cultural do restaurante Ile de France, Cantina do Délio, Bella Banoffi, Aldeia do Beto e da RPCTV.

As inscrições para os workshops podem ser feitas no site www.ficcaoviva.com. Mais informações pelo e-mail info@ficcaoviva.com ou pelo telefone 3324-3377, até 1º de outubro.

Ficção Viva II – O Roteiro Cinematográfico

1º Encontro: Exibição do filme "Viajo porque preciso, volto porque te amo", seguida de bate-papo com Karim Aïnouz

Dia: 06/10 (sábado), às 20h

Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1174)

Entrada franca. Distribuição de ingressos 1 hora antes do evento.

Workshop com Karim Aïnouz: inscrições até 1º de outubro

06 e 07/10 (sábado e domingo) das 10h às 12h e das 14h às 17h

Local: Sala Multiartes Centro Cultural Sistema Fiep (Av. Cândido de Abreu, 200)

Investimento: R$ 80 (Limitado a 25 participantes.)

2º Encontro: Exibição do filme Os Três Enterros de Melquiades Estrada (direção de Tommy Lee Jones), seguida de bate-papo com o roteirista Guillermo Arriaga.

Dia: 24/12 (sábado), às 20h

Local: Auditório do MON – Museu Oscar Nienmeyer (Rua Marechal Hermes, 999 - Centro Cívico)

Entrada franca. Distribuição de ingressos 01 hora antes do evento.

Workshop com Guillermo Arriaga:

23 e 24/11 (sexta e sábado) das 14 às 17h

Local: Auditório Antonio Carlos Kraide – Portão Cultural (Av. República Argentina, 3430 - Portão)

Investimento: R$ 250

Fonte: Projeto Ficção Viva