Notícias
05.06.2019Festival Olhar de Cinema traz destaques às telas de Curitiba
Desde títulos clássicos até produções inovadoras na linguagem cinematográfica serão destaques nos espaços da Fundação Cultural até a próxima quarta (12/6), como parte da 8ª edição do Festival Internacional Olhar de Cinema. De 131 filmes que compõem o festival, 28 serão exibidos nos espaços da FCC que também irá sediar o 3º Fórum Paranaense de Cinema e oficinas voltadas a prática da sétima arte.
O Cine Passeio irá exibir 7 das 10 mostras que integram a programação do festival (Mirada Paranaense, Pequenos Olhares, Novos Olhares, Exibições Especiais, Olhares Retrospectivos, Olhares Clássicos e Olhar Brasil). A Mirada Paranaense traz produções cinematográficas locais; a Mostra Pequenos Olhares joga luz a produções nacionais e internacionais de filmes voltados ao público infantil e adolescente. Já a mostra Exibições Especiais promove a ligação entre o presente, o passado e o futuro com clássicos da sétima arte.
Novos Olhares exibe obras que inovam ao apresentar narrativas que usam a linguagem cinematográfica de forma não convencional. Olhares Retrospectivos tem foco na exibição de filmes voltados a períodos históricos. A mostra Olhares Clássicos revisita longas metragens marcantes dentro da história do cinema. O Festival também estreia a mostra Olhares Brasil voltada a abrir espaço a produções nacionais de impacto que rodaram por diversos festivais de cinema.
O Cine Passeio, em conjunto com festival, também vai ofertar oficinas a quem tem interesse em aprofundar os conhecimentos sobre a sétima arte. Ministrada pelo cineasta Guto Pasko, a oficina “Entendendo o Documentário” pretende desvendar, a partir de estudos de caso, as diferenças entre a produção de uma reportagem e um documentário.
A oficina “O Trabalho da Atriz e do Ator: TV e Cinema”, ministrada pela atriz Michelle Pucci, reflete sobre o trabalho dos atores quando estão em cena. O historiador e pesquisador de cinema Hernani Heffner ministra a oficina “Uma Breve História – Cinema Brasileiro como Gesto Poético e Político” que traz todo panorama da história do cinema brasileiro aliado ao desenvolvimento do país e como a arte serviu de instrumento crítico a tais situações.
Fórum Paranaense de Cinema
Integrada à programação do 8º Olhar de Cinema, acontece a terceira edição do Fórum Paranaense nos dias 7 e 8 de junho (sexta e sábado), na Cinemateca de Curitiba. O encontro aberto a comunidade pretende gerar discussão entre gestores, professores e profissionais do ramo sobre políticas públicas para o audiovisual e as demandas existentes.
A base da programação será composta por três mesas. Abre as discussões a questão: ‘Espaços de cinema: curadoria e programação’ com o foco nos desafios de programar espaços públicos de cinema. Em seguida será apresentado um diagnóstico e perspectivas para o audiovisual paranaense na mesa ‘Políticas para o audiovisual’. Completa a programação um panorama sobre o ensino de cinema e televisão no estado.
A realização é uma parceria entre o Festival Olhar de Cinema com a Associação de Vídeo e Cinema do Paraná – Avecpr e o Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo Unespar. O festival conta ainda com apoio da Lei de Incentivo à Cultura.
Para mais informações sobre a programação do evento, acesse: https://www.olhardecinema.com.br/wp-content/uploads/2019/05/Programacao_Olhar2019_web-1_compressed.pdf
Serviço:
Exibição de filmes e oficinas no Cine Passeio
Data: 6/6 a 12/6
Local: Cine Passeio (R. Riachuelo, 410 – Centro)
Ingressos: R$ 14 (inteira) e R$ 7 (meia entrada)
Fórum Paranaense de Cinema
Data: 7 e 8 de junho (sexta e sábado)
Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco)
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 12/05/2025 - Painéis, igrejas e erva-mate:7 opções de roteiros guiados pelo patrimônio histórico de CuritibaA Fun
- 12/05/2025 - Cinema de graça? Cinemateca de Curitiba tem semana cheia de opções
- 12/05/2025 - Aprenda marchetaria, violino e desenho artístico na Rua da Cidadania do Boqueirão
- 09/05/2025 - Conheça a história dos restaurantes de Curitiba, os espaços mais disputados no Dias das Mães
- 08/05/2025 - O desafio de criar filhos e arte: a maternidade no caminho mulheres da cena cultural de Curitiba
- 08/05/2025 - Batalha de rima na CIC, cinema e circo movimentam a agenda cultural Curitiba
- 07/05/2025 - Cine Passeio recebe festival Animatiba, com mais de 220 filmes
- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba