11.07.2013Festival de dança de rua terá atrações internacionais

FIH2 chega à 12ª edição e espera reunir 20 mil espectadores em três dias de evento

Um festival de dança e cultura urbana que está entre os mais importantes do mundo e já chega à sua 12ª edição. E, sim, que acontece em Curitiba neste mês. É o FIH2, que deve reunir, no Teatro Positivo e na Expo Unimed, entre os dias 12 e 14, até 20 mil espectadores e mais de 1,6 mil dançarinos de toda a América Latina. Eles vão assistir ou apresentar 100 trabalhos coreográficos durante os três dias de evento.

As ações do festival passam pelo simples intercâmbio de informações entre os participantes até uma vivência mais aprofundada por meio de oficinas, palestras, laboratórios e apresentações coreográficas.

O evento – que já teve a participação de coreógrafos de Madonna, Michael Jackson, Britney Spears, Justin Timberlake, Missy Elliot e Usher, além de referências internacionais da dança de rua, como Don Campbellock, Mr. Wiggles e Archie Burnett – terá aulas ministradas por dançarinas como a portuguesa Felipa Peraltinha, que dará uma oficina de Hip Hop Experimental – e a russa Sasha Sherman, que comandará um superworkshop. Bailarinos da atual turnê da cantora Madonna também deverão dançar em solo curitibano.

De acordo com o organizador do Festival, Octávio Nassur, o diferencial do FIH2 é que o evento proporciona um espaço de experiência que vai além da dança, já que envolve palestras, desfiles e outros aspectos do comportamento humano. “Tudo é subsídio para criação de arte”, completa.

Para Nassur, o festival tem a força de conectar pessoas e posicionar Curitiba e o Brasil internacionalmente. "Entidades como Greenpeace, Funarte e Ministério da Cultura estão vindo somar ao evento. É uma oportunidade para grupos e produtores estreitarem diálogos sobre a profissionalização e gestão desse segmento", avalia o organizador.

Meio ambiente – Em 2012 o FIH2 incentivou a energia limpa por meio da dança no Espaço Energia Limpa, com geradores ligados a bicicletas que, ao serem pedaladas, forneciam energia elétrica para a música do evento. Este ano, o festival manterá um novo espaço, a Cidade Sustentável da Dança. Com uma área de 3 mil metros quadrados e aberto ao público em geral, o local pretende incentivar, por meio da cultura, ações a favor do meio ambiente.

Além disso, haverá painéis envolvendo vários temas, como Os bastidores das campanhas do Greenpeace, com o coordenador da entidade no Brasil, André Bogsan; Políticas Públicas sobre Drogas, com o diretor de Política Pública Sobre Drogas de Curitiba, Diogo Busse; Políticas Públicas para Dança, com o Coordenador de Dança da Funarte, Fabiano Carneiro; Editais do Ministério da Cultura, com o diretor da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura do MinC, Kleber Rocha, entre outros.

Serviço

Festival Hip Hop 2013 – FIH2
Locais: Teatro Positivo e Expo Unimed Curitiba
Data: 12 a 14 de julho
Mais informações em www.fih2.com.br
 

Autor: Imprensa/FCC

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar