15.03.2010Festival de Curitiba ocupa os palcos da Fundação Cultural

Várias unidades da Fundação Cultural abrigam a partir desta terça-feira (16) uma grande parte da programação do 19º Festival de Curitiba que movimenta a cidade até o dia 28. A Fundação Cultural é uma das patrocinadoras do Festival e oferece toda a sua infra-estrutura para a realização dos espetáculos. A abertura oficial do evento acontece na Ópera de Arame, para convidados, com a apresentação de Till, A saga de um herói torto, com o Grupo Galpão.

"A Fundação participa do Festival desde a primeira edição e é muito bom receber este evento que movimenta a cidade oferecendo dezenas de espetáculos importantes, tanto na mostra principal quanto no Fringe", destaca Paulino Viapiana, presidente da FCC.

Teatros, espaços cênicos e outras unidades mantidas pela Fundação são colocados à disposição da organização do evento. O Memorial de Curitiba é o quartel general do festival, onde se concentram as equipes de direção, produção, apoio e assessoria. No Memorial também funciona um guichê de venda de ingressos.

Os teatros estarão permanentemente ocupados durante o mês com alguns dos espetáculos mais significativos desta edição. O Teatro Cleon Jacques sediará vários espetáculos de circo, com seis diferentes companhias paulistas. De acordo com o curador Beto Andretta, a sequência de apresentações, em vários horários, faz um recorte do circo contemporâneo de São Paulo. São grupos como o Namakaka, Pia Fraus, La Mínima, Circo Amarillo, Irmãos Becker e Cia Suno de Arte. Além de espetáculos próprios, eles se reúnem para o Circo Cabaré, onde fazem esquetes de cenas cômicas, e números de malabarismo e acrobacia.

O Teatro Universitário de Curitiba estará reunindo diversas peças de companhias curitibanas na mostra Coletivo de Pequenos Conteúdos. Um total de nove espetáculos será apresentado, mostrando um trabalho experimental e inovador, representativo da nova geração do teatro curitibano. Integram esse coletivo as companhias A Armadilha, Cia Portátil, Companhia Líquida de Teatro, Companhia Subjétil, Produtora Aplausos, LasNoias & Cia, Selo, Teatro de Breque e Transitória.

A ocupação do Teatro Novelas Curitibanas ficou a cargo de Chico Pelúcio, ator do Grupo Galpão, de Minas Gerais. Ele selecionou espetáculos que representam a cena mineira, como "John e Joe", da Cia Trama, além da peça "O bairro", do Rio Grande do Sul, e "Como fiquei bruta flor", de São Paulo. Algumas das melhores atrações para as crianças estão no "Guritiba", evento especial que acontece na Ópera de Arame, reunindo show, espetáculos teatrais e um musical com a cantora Adriana Calcanhoto, que será apresentado nos dias 27 e 28 de março.

O Teatro do Paiol é palco de quatro espetáculos da mostra principal: "Dona Otília e outras histórias", uma comédia de Vera Karam sobre a condição social feminina; "Nosso estranho amor", inspirado em novelas de Samuel Beckett; "Ghetto", um monólogo cujo tema central é o questionamento do elo entre Deus e os homens; e "Rebu", uma peça de época com ares cinematográficos.

Outros espaços da Fundação Cultural de Curitiba, como o Solar do Barão e a Casa Hoffmann também vão abrigar espetáculos do Festival de Curitiba. A programação completa pode ser conferida no site: www.festivaldecuritiba.com.br