08.05.2018Festival de Cinema Europeu estreia em Curitiba com o tema democracia

A  democracia é o tema do Festival de Cinema Europeu que a Cinemateca de Curitiba recebe a partir desta quinta-feira (10/5). A mostra faz parte da 14ª Semana da Europa, evento que celebra o dia do continente (9 de maio), data da assinatura da Declaração Schuman, considerada o início do que hoje é a União Europeia.

Serão duas sessões por dia, sempre às 17h e 19h, com entrada franca. A mostra vai até o dia 16 e exibirá 12 filmes dos seguintes países: Áustria, Portugal, Países Baixos, França, Itália, Hungria, Irlanda, Chipre, República Tcheca, Alemanha, Suécia e Dinamarca.

A proposta do evento é destacar a democracia, regime político adotado por grande parte dos países ocidentais e de importante valor para a União Europeia. O festival traz obras que abordam memórias relevantes para a Europa, conforme explica a curadora da mostra, Tayná Haudiquet. “Conhecer o passado e pensar sobre ele permite uma maior compreensão do presente e ajuda a refletir sobre as possibilidades de futuro. Em tempos de crises políticas tão significativas no mundo é importante relembrar, observar e debater tal assunto”, explica Tayná.

Raridades que dificilmente entrariam no circuito comercial serão apresentadas. A seleção apresenta títulos premiados em diversos festivais internacionais, como o filme alemão Se Não Nós, Quem?, que ganhou prêmios em festivais populares no país, incluindo uma indicação para o Urso de Ouro no 61º festival de Berlim. O drama dirigido por Andres Veiel traz a história de um casal, Bernward Vesper e Gudrun Ensslin. Os dois são filhos de pais com papéis importantes no governo Hitler. Eles se unem para abrir uma editora e dar continuidade a um trabalho iniciado pelo pai de Bernward, um famoso escritor nazista.

Já o drama Zeus, dirigido por Paulo Filipe Monteiro, mostra a plena ascensão do fascismo em Portugal, período em que Manoel Teixeira Gomes, escritor de literatura erótica e na época presidente, abandona Lisboa para viver em exilio no norte da África. O filme conta as razões que fizeram o sétimo presidente português abandonar o cargo 26 meses após a posse. A obra ganhou o prêmio de melhor ator no Festival de Cinema de Bombaim (2016), na Índia.

14ª Semana da Europa

A Semana da Europa faz parte das comemorações do Dia da Europa, celebrado em 9 de maio. Os eventos são promovidos pela Eunic Brasil (Associação dos Institutos Culturais, Embaixadas e Consulados de países membros da União Europeia) e Delegação da União Europeia no Brasil, desde 2004.

A Eunic é uma rede global formada por 36 instituições que representam todos os 28 países membros da UE e tem mais de duas mil filiais e milhares de parceiros locais em mais de 150 países do mundo.

A programação da Semana da Europa conta com vários eventos, como exposição fotográfica, concerto, festival gastronômico, além do Festival de Cinema Europeu. Itinerante, a mostra começa em Curitiba e vai percorrer, até o início de julho, 11 capitais brasileiras.

Apresentação especial

No último sábado (5/5) foi realizada uma abertura especial para os Embaixadores da União Europeia que estavam em Curitiba. Eles foram recepcionados pela presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro.

Os convidados assistiram ao filme espanhol 23F, que conta a tentativa fracassada de golpe de Estado encabeçada por militares em 1981. O golpe começou com a apreensão do Congresso dos Deputados e terminou com a libertação dos parlamentares.

Serviço: Festival de Cinema Europeu na Cinemateca

Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1.174)

Data: de 10 a 16 de maio (exceto segunda-feira)

Horário: às 17h e 19h

Ingresso: gratuito

 

Programação completa

10 de maio

17h – O BOCKERER IV- PRIMAVERA DE PRAGA

País: Áustria

Título original: Der Bockerer IV- Prager Frühling

Direção: Franz Antel

Ano: 2003

Duração: 90 min

Gênero: Drama politico

Classificação indicativa: livre

Sinopse: O açougueiro Karl Bockerer, de Viena, casa-se em 1968, e é convidado pelo filho adotivo para visitar a cidade de Praga, então capital da Tchecoslováquia, para passar a lua de

mel. O filho de Karl planeja abrir uma filial do açougue na cidade que vive o período de liberalização da chama “Primavera de Praga” a despeito do regime comunista imposto ao país. Tudo acaba virando um grande problema para a família Bockerer quando as tropas soviéticas invadem o país e a família tenta retornar a Viena.

 

19h – ZEUS

País: Portugal

Título original: Zeus

Direção: Paulo Filipe Monteiro

Ano: 2016

Duração: 115 min.

Gênero: Drama

Classificação indicativa: 12 anos

Sinopse: Esta é a história real de Manuel Teixeira Gomes. Um escritor da literatura erótica é eleito Presidente da República – caso único no mundo. Promove políticas reformistas, apoia os operários. Mas, ao fim de 26 meses dá um basta. Vai para o Norte de África, convive com os nômades do deserto, instala-se na Argélia, e morre 15 anos depois. A sua vida deu um filme: um hino à vida, à liberdade, à coragem, ao sensualismo e à amizade.

 

11 de maio

17h- VOX POPULI

País: Reino dos Países Baixos

Título original: Vox Populi

Direção: Eddy Terstall

Ano: 2008

Duração: 1h40

Gênero: sátira política / comédia

Classificação indicativa: 12 anos

Sinopse: Jos Fransen é um político veterano que enfrenta uma crise de meia-idade. Ele é o líder do partido de esquerda Rood-Groen, mas o partido não vai bem nas pesquisas. Sua filha Zoë começa a namorar com o policial militar Sjef. O pai de Sjef, Nico, é um autêntico vendedor de carros de Amsterdam que odeia políticos. Através dos olhos de Sjef e Nico, Jos está começando a perceber como “as pessoas” enxergam a política. Inspirado por Sjef, Nico e Savo (o cunhado iugoslavo de Sjef), Jos Fransen começa a incluir ideias mais populistas no partido e começa a subir nas pesquisas de opinião. Isso aborrece seus colegas elitistas do partido.

 

19h – A UNIVERSIDADE PERDIDA, VINCENNES

País: França

Título original: Vincennes, l’Université perdue

Ano: 2016

Direção: Virginie Linhart

Duração: 95 min

Gênero: documentário

Classificação Indicativa: 12 anos

Sinopse: Aberta a todos, a universidade de Vincennes, criada no outono de 1968 e destruída em 1980, encarnava a possibilidade de outro sistema de ensino. Entre nostalgia e reflexão, este documentário homenageia uma história esquecida. Na floresta de Vincennes, existia uma universidade revolucionária: durante doze anos, Vincennes cresceu, se agitou, incomodou, atraindo os melhores professores do país: Michel Foucault, Gilles Deleuze, Hélène Cixous, ou ainda Jacques Rancière.

 

 

 

12 de maio

17h – A MÁFIA SÓ MATA NO VERÃO

País: Itália

Título original: La mafia uccide solo d’estate

Direção: Pif (Pierfrancesco Diliberto)

Ano: 2013

Duração: 85 min.

Gênero: comédia, drama

Classificação indicativa: livre

Sinopse: Ambientado na Sicília contemporânea, o filme é um conto tragicômico da vida de Arturo que, desde jovem, cruza o caminho da máfia. Ele é uma criança particularmente sensível às peculiaridades que ocorrem diariamente na sua cidade e sofre o mesmo destino de todos os jovens jornalistas e ativistas que enfrentaram a verdade e se tornam vítimas da máfia. A partir da vida pessoal do protagonista e de sua banal historieta de amor, o filme visa mostra a organização criminosa não apenas como uma entidade marginal da sociedade do sul da Itália, mas como um organismo que se infiltra em todos os aspetos da vida dos habitantes desta região e na cultura coletiva.

 

19h – SANGUE NAS ÁGUAS

País: Hungria

Título original: Szabadság, szerelem

Direção: Krisztina GODA

Ano: 2006

Duração: 123 min

Gênero: Drama / Guerra / Histórico / Romance

Classificação indicativa: 16 anos

Sinopse: Uma nação cujo sonho de liberdade foi devastado, encontra seu rival em um campo de batalha diferente neste filme inspirado em uma história real. Sangue nas Águas celebra a heróica revolução húngara de 1956 que se passa em Budapeste e nos Jogos Olímpicos de Melbourne em outubro e novembro desse ano. Enquanto tanques soviéticos arrasavam seu país a equipe húngara de polo aquático vencia os soviéticos na disputa mais violenta da história.

 

 

13 de maio

17h – EM NOME DA PAZ: JOHN HUME NA AMÉRICA

País: Irlanda

Título original: “In the Name of Peace: John Hume in America”

Direção: Maurice Fitzpatrick

Ano: 2017

Duração: 90 minutos

Gênero: Documentário

Classificação indicativa: Livre

Sinopse: O documentário sobre a vida do visionário pacifista irlandês John Hume que, inspirado por Martin Luther King, emergindo das ruas revoltantes da Irlanda do Norte, recrutou um exército de importantes Chefes de Estado para a causa. Narrado por Liam Neeson com música de Bill Whelan (Riverdance), o documentário de longa duração inclui entrevistas com os presidentes Clinton e Carter, senadores e congressistas dos EUA, bem como líderes irlandeses e os primeiros-ministros britânicos Tony Blair e John Major. Em um momento de instabilidade política, este é um filme oportuno que examina a liderança constante, a importância da democracia e a cooperação internacional.

 

19h- A HISTÓRIA DA LINHA VERDE

País: Chipre

Título original: The story of the green line

Direção: Panikus Chrissanthou

Ano: 2017

Duração: 113 minutos

Gênero: Drama

Classificação indicativa: 16 anos

Sinopse: Uma história na “linha verde” de Nicósia, onde um muro de barricadas e arame farpado divide uma cidade e um país. Após a guerra, vizinhos que viviam em harmonia se tornaram inimigos. Um soldado cipriota grego e um soldado cipriota turco guardam seus postos em lados opostos da linha e fazem um acordo para visitar suas antigas vilas. Uma jornada perigosa com motivos secretos, mas que prova que muros não podem dividir amizades verdadeiras.

 

15 de maio

17h – PROTETOR

País: República Tcheca

Título original: Protektor

Direção: Marek Najbrt

Ano: 2009

Duração: 102 min

Gênero: Drama

Classificação indicativa: 12 anos

Sinopse : Um jornalista tcheco se junta a uma estação de rádio de Praga que transmite propaganda nazista, a fim de proteger sua esposa judia. No entanto, uma vez que o domínio nazista sobre a Tchecoslováquia pede maior colaboração, o relacionamento com sua esposa vai por água abaixo.

 

19h – SE NÃO NÓS, QUEM?

 

País: Alemanha

Título original: Wer, wenn nicht wir

Direção: Andres Veiel

Ano: 2010-11

Duração: 124 min

Gênero: biografia-drama

Classificação indicativa: 12 anos

Sinopse: No início dos anos 1960, Bernward Vesper (August Diehl) e sua amiga de universidade Gudrun Ensslin (Lena Lauzemis) se apaixonam no meio da atmosfera da Alemanha Ocidental. O casal funda uma pequena editora que, já no primeiro trabalho, causa polêmica: trata-se de um texto antigo do pai de Bernward, famoso autor nazista. O questionamento inaugura novos rumos na vida do casal, em uma era de mudanças e radicalizações.

 

16 de maio

17h – PALME

 

País: Suécia

Título original: Palme

Direção: Maud Nycander e Kristina Lindström

Ano: 2012

Duração: 105 min

Gênero: documentário

Classificação indicativa: livre

Sinopse : O filme trata da vida do Primeiro Ministro da Suécia, Olof Palme, baleado em Estocolmo, em 1986. Naquela noite de fevereiro, a Suécia transformou-se. Olof Palme mudou o país. Durante a sua vida, foi transportado dos enredos da classe alta para tomar o seu lugar entre os democratas socialistas. O habilidoso político foi motivado pela sua paixão à justiça social. P

Persuasivo, incitou os EUA a convocar o seu embaixador de volta para a Suécia. Admirado e odiado além do paralelo, cheio de entusiasmo, viajou o mundo inteiro e criou impressões, também influenciando a história. O filme sobre Olof Palme é uma viagem no tempo, em imagens e experiências.

 

19h – O ATIRADOR

País: Dinamarca

Título original: Skytten

Direção: Annette K. Olesen

Ano: 2013

Duração: 89 minutos

Gênero: Thriller político

Classificação indicativa: Livre

Sinopse: “O atirador” é um filme de viés político no qual Copenhague se encontra sitiada por um atirador inteligente e determinado. No drama, o novo governo dinamarquês, contrariamente às suas promessas eleitorais, anuncia extração de petróleo na Groenlândia. Isso gera uma violenta reação pública frente aos novos planos que prejudicam o meio-ambiente. O pesadelo da democracia se transforma em uma realidade assustadora – e agora um atirador está em liberdade nas ruas de Copenhague.

 

 

 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar