Notícias
31.10.2017Feriado tem workshop e apresentação do percussionista de São Paulo, Rafael Toledo
O percussionista de São Paulo, Rafael Toledo, chega a Curitiba para ministrar workshop e apresentação gratuita neste feriado. O workshop será nesta sexta-feira (03/10), às 19h, no Conservatório de MPB de Curitiba e no domingo (05), o músico mostra sua desenvoltura na percussão com o grupo Choro e Seresta, na tradicional feirinha do Largo da Ordem, a partir das 11h.
O curso visa fazer uma pequena viagem nos ritmos brasileiros tendo o pandeiro como foco, explica Rafael. “O pandeiro é um instrumento que representa muito bem a percussão brasileira, por isso quero apresentar as diferentes formas de utilizá-lo”. Alguns ritmos abordados em aula são originalmente acompanhados por pandeiros, já em outros casos serão feitas adaptações para esse instrumento nos diversos ritmos brasileiros, como samba, choro, partido-alto, maxixe, baião, frevo, maracatu, polca, marcha, ijexá e ritmos em 6/8.
Para se inscrever é necessário ter domínio do instrumento e ter nível básico em leitura rítmica. O custo é de R$20 e é pedido 1 kg de alimento não perecível a ser doado para uma instituição de caridade. Inscrições pelo e-mail: anacardoso@fcc.curitiba.pr.gov.br ou telefone: 3321-3315.
Apresentação
A apresentação no domingo (05/10), na Feirinha do Largo, integra uma programação anual que o grupo Choro e Seresta prevê para os próximos 10 meses. Segundo o coordenador do calendário anual de choro, Clayton Silva, a intenção é promover o gênero musical e a interação entre a comunidade e os “chorões”, para fortalecer o turismo e a cena artística da cidade. “O palco aberto permite a aproximação do público com os artistas e o acesso a um momento de entretenimento e lazer”, conclui Silva.
Biografia do Músico
Formado em Percussão pelo Conservatório de Tatuí e graduado em Produção Musical na Faculdade Anhembi-Morumbi, Rafael gravou e se apresentou com: Roberto Silva, Elton Medeiros, Wilson Moreira, Leny Andrade, Pery Ribeiro, Os Cariocas, Monarco, Nelson Sargento, Cristina Buarque, Rolando Boldrin, Carlinhos Vergueiro, Almir Guineto, Dominguinhos, Vinicius Dorin, Spok, Zé da Velha, Altamiro Carrilho, Carlos Poyares, Jorginho do Pandeiro, Nailor Proveta, Yamandú Costa, Armandinho Macedo, Hequitor Costita, Laércio de Freitas, Déo Rian, entre outros. Ministrou aulas, oficinas e master class na Universidade Anhembi-Morumbi, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), “Projeto SESC Choro da Casa”, “4º Rencontres Internationales de Choro de Paris” e no “MaSamba Samba School” em Dublin-(IRL).
Serviço:
Workshop com Rafael Toledo
Data: 3 novembro
Horário: 19h às 20h30
Valor: R$20,00 + 1kg de alimento
Número vagas: 25 (mínimo de 08 inscritos)
Inscrições: anacardoso@fcc.curitiba.pr.gov.br
Local: Conservatório de MPB
Apresentação do Rafael Toledo com Choro e Seresta
Data: 5 de novembro
Horário: 11 horas
Local: Feirinha do Largo da Ordem (ao lado do Relógio das Flores)
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 12/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba reúne grandes nomes da literatura em verso, prosa e cinema
- 12/09/2025 - Festival da Palavra começa com palestra de Clóvis de Barros e arrecadação de quase 600 livros
- 12/09/2025 - Jarid Arraes, Noemi Jaffe e a dupla Tíbio e Perônio estarão no Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Clóvis de Barros fala sobre ética e felicidade na abertura do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Centenário de Dalton Trevisan é um capítulo de destaque do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Feira de Livro reúne 23 editoras até domingo no Memorial de Curitiba
- 12/09/2025 - Escritores paranaenses são tema de visitas guiadas ao Cemitério Municipal e à Rua da Literatura
- 09/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba tem espetáculos baseados em obras de Dalton Trevisan e Clarice Lispe
- 09/09/2025 - Festival da Palavra destaca autores curitibanos de diferentes gerações com lançamentos e sarau
- 09/09/2025 - Conheça a Rua da Literatura, corredor cultural inédito do Festival da Palavra de Curitiba