Notícias
23.06.2014Fenômeno musical americano em show gratuito no Paiol
O “bluegrass”, gênero popular americano, com raízes na música das ilhas britânicas, na música rural dos negros e no jazz e blues, invade o Teatro do Paiol, às 20h desta quarta-feira (25), com um espetáculo gratuito do quinteto feminino Della Mae. A banda, que se tornou sensação no universo artístico norte-americano, possui uma poderosa química vocal e instrumental, além de composições que combinam elementos contemporâneos.
O show acontece graças à parceria da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC) com o Consulado Geral dos EUA em São Paulo e Curso Inter Americano. Para estimular o intercâmbio musical entre os dois países, além de explorar semelhanças nas produções, o evento completa-se com workshop da Banda Della Mae, às 9h30 de quinta-feira (26), no Conservatório de MPB de Curitiba, numa confraternização entre músicos. A entrada é franca.
Nascida em 2009, na cidade de Boston (Massachusets – EUA), a banda rapidamente conquistou seguidores entusiasmados pelas performances ao vivo, transbordantes de energia, em festivais nos Estados Unidos. O grupo expandiu sua reputação com o primeiro álbum, “I Built This Heart”, lançado em 2011, que obteve impressionante repercussão.
O segundo álbum da banda, “This World Oft Can Be”, mostra que, assim como os grupos Avett Brothers, Lumineers, e Punch Brothers, estas cinco jovens e multitalentosas mulheres são respeitadas no cenário artístico norte-americano, combinando séculos de influências musicais com uma inegável e moderna sensibilidade de composição.
As integrantes da Banda Della Mae, começando pela sua fundadora, a talentosa violinista Kimber Ludiker, exibem impecável formação musical. A cantora Celia Woodsmith vem de uma tradição de blues / rock, a guitarrista Courtney Hartman estudou na Berklee College of Music, a baixista Shelby Means tocou com várias bandas em Nashville, e a bandolinista Jenni Lyn Gardner foi educada em “bluegrass” tradicional. "A identidade que desenvolvemos como uma banda é um caldeirão de nossas diferentes personalidades e origens", destaca Kimber Ludiker.
Trajetória – A Banda Della Mae gravou o CD “This World Oft Can Be” no Cash Cabin Studio, antiga base de Johnny Cash, em Hendersonville (Tennessee), tendo o notável guitarrista Bryan Sutton como produtor. Entre os artistas que gravaram no Cash Cabin, ao longo dos anos, estão Rosanne Cash, Elvis Costello, Emmylou Harris, Merle Haggard e George Jones.
Além de tocar em festivais e clubes em seu país natal, Della Mae recentemente extrapolou fronteiras, realizando turnês pelo programa do American Music Abroad. Selecionada como embaixadora cultural, a banda passou 43 dias viajando pelo Paquistão, Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Turquemenistão e Uzbequistão, quando colaborou com músicos locais, ensinando em programas educacionais para crianças e realizando concertos para o público de cada região.
"Tem sido uma experiência de mudança de vida, individualmente e como banda ", diz Kimber Ludiker. "Uma coisa interessante sobre a reprodução de música em países da Ásia Central está no acolhimento de todos os gêneros musicais. Descobrimos que, se a música é tocada com sentimento, atinge todas as pessoas, mesmo sem entender a língua”, revela a violinista.
Na verdade, Della Mae demonstra como efetivamente a música constrói pontes e transcende as fronteiras erguidas artificialmente, sejam elas nacionais ou à base de gênero. Kimber Ludiker conclui: "Todas as cinco integrantes da banda mantêm a individualidade, porém trabalham para um mesmo objetivo”.
Serviço:
Show da banda feminina norte-americana Della Mae, resultado de parceria da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC) com o Consulado Geral dos EUA em São Paulo e Curso Inter Americano.
Data e horário: dia 25 de junho de 2014 (quarta-feira), às 20h.
Local: Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho).
Entrada franca.
Workshop com a Banda Della Mae, resultado de parceria da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC) com o Consulado Geral dos EUA em São Paulo e Curso Inter Americano.
Data e horário: dia 26 de junho de 2014 (quinta-feira), às 9h30.
Local: Conservatório de MPB de Curitiba (Rua Mateus Leme, 66 – Setor Histórico).
Entrada franca.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 01/08/2025 - A obra de Leminski ocupa a Festa Literária de Paraty e as Casas da Leitura de Curitiba
- 01/08/2025 - Murais cobrem com poesia e cor o concreto do Centro de Curitiba
- 31/07/2025 - Evento sobre Políticas Afirmativas e Educação para Relações Étnico-Raciais reúne público no Conserva
- 28/07/2025 - Natal de Curitiba 2025 terá palco principal no Centro e contratação de 700 profissionais da cultura
- 22/07/2025 - De origami a balé, mais de 77 opções de cursos culturais movimentam as regionais de Curitiba
- 21/07/2025 - Mostra Akira Kurosawa atrai mais de 700 pessoas e renova público da Cinemateca de Curitiba
- 18/07/2025 - Novas esculturas e restauros movimentam Ateliê do Memorial Paranista em Curitiba
- 15/07/2025 - Grandes referências em patrimônio cultural se encontram em seminário internacional em Curitiba
- 15/07/2025 - Terraço do Cine Passeio exibe diversão e fantasia nas férias da crianças
- 14/07/2025 - Conheça os novos artistas residentes do Ateliê de Escultura do Memorial Paranista