21.01.2020Fellini é celebrado com as composições de Nino Rota

Os 100 anos do cineasta italiano Federico Fellini foram comemorados também com música, na noite desta segunda-feira (20/1), na Capela Santa Maria, no Centro de Curitiba. O espetáculo, sucesso de público, fez parte da programação oficial da Oficina de Música, que acontece até 26 de janeiro na cidade.

Alunos e professores da Oficina executaram canções de Nino Rota, compositor responsável por boa parte das trilhas sonoras das obras do diretor, como La Dolce Vita e O Poderoso Chefão.

O prefeito Rafael Greca e a primeira-dama Margarita Sansone, que já haviam prestigiado a exibição de Amarcord, no Cine Passeio, mais cedo, assistiram à apresentação emocionados e cumprimentaram os músicos pelas execuções.

Eles foram acompanhados pelo maestro Roberto Molinelli, autor do arranjo de Nino Rota Suíte, uma das peças executadas no auditório da Capela.

Foram apresentados, ainda, Sonata em Ré Maior para Clarinete e Piano, Speak Softly Love, Suíte La Dolce Vita, La Strada, Il Padrino, Amarcord, I clowns, Otto e Mezzo.

Fellini morreu em 1993, aos 73 anos, e a sua parceria com Nino Rota durou 26 anos.

Assistiram à apresentação o artista Nini Policalippelli; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; o presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Marino Galvão Junior; as secretárias da Comunicação, Monica Santana; e da Educação, Maria Sílvia Bacila; e o presidente da Curitiba SA, Bruno Rocha.

Parceiros
A 37ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Ministério da Cidadania, da Secretaria Especial da Cultura e governo federal.

O evento tem patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, apoio cultural da Família Farinha, Comunidade Luterana Igreja de Cristo, Igreja Bom Jesus dos Perdões, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Bicicletaria Cultural, Universidade Federal do Paraná, Lamusa – Laboratório de Música Sonologia e Áudio, Sistema FIEP, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), HOG The One Curitiba, Solar do Rosário e apoio master do Teatro Guaíra e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Fonte: SMCS