Notícias
10.07.2013FCC participa de oficina sobre Sistemas Municipais de Cultura
A Fundação Cultural de Curitiba (FCC) está participando da Oficina de Implementação de Sistemas Estaduais e Municipais de Cultura, destinada a municípios paranaenses que celebraram Acordos de Cooperação Federativa e aderiram ao Sistema Nacional de Cultura (SNC). O evento, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC), começou nesta quarta-feira (10) e vai até sexta-feira (12), na Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba.
Estão participando da atividade gestores de cultura e responsáveis pela execução dos Planos de Trabalho do Estado e Municípios, servidores e conselheiros de cultura. O presidente da FCC, Marcos Cordiolli, participou da abertura da Oficina.
De acordo com a assessora de Economia Criativa da FCC, Denise Nasser, é necessário que se crie essa sinergia entre municípios, estados e Federação na construção do Sistema Nacional de Cultura. “Só assim é possível captar recursos. A fragmentação não ajuda ninguém. Assim, é preciso um esforço entre essas três instâncias, para que sejam construídas políticas sólidas de cultura”, afirma.
Para Marcelo Pedroso, Secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, a implantação dos Sistemas não deve ser imposta pela União, mas sim feita “de dentro para fora”, com a sociedade se articulando e mobilizando para assim sensibilizar prefeituras e câmaras municipais. “Não é algo feito a duas mãos, mas a milhares de mãos. É uma política de estado, não do governo. E é para a sociedade, para a cultura da minha cidade”, ressalta.
A oficina – Por meio de palestras, debates e atividades, a oficina aborda os marcos regulatórios, princípios, objetivos, processos de integração, componentes e implementação do Sistema Nacional de Cultura. A ideia é instrumentalizar os gestores para a elaboração do Plano de Trabalho necessário à implantação dos Sistemas de Cultura em seus municípios.
O evento é realizado por meio da Secretaria de Articulação Institucional (SAI/MinC) e da Representação Regional Sul, em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba e Secretaria de Estado de Cultura do Paraná.
Serviço:
Oficina de Implementação de Sistemas Estaduais e Municipais de Cultura
Data: 10 a 12 de julho
Local: Biblioteca Pública do Paraná – Rua Cândido Lopes, 133 – Curitiba
Horário: das 9h às 12h e das 14h às 18h
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 15/05/2025 - Festival Internacional de Cinema de Curitiba tem data marcada e ingressos à venda
- 15/05/2025 - Agenda cultural traz dança, teatro e cinema ao ar livre e estreia de exposição digital
- 12/05/2025 - Painéis, igrejas e erva-mate:7 opções de roteiros guiados pelo patrimônio histórico de CuritibaA Fun
- 12/05/2025 - Cinema de graça? Cinemateca de Curitiba tem semana cheia de opções
- 12/05/2025 - Aprenda marchetaria, violino e desenho artístico na Rua da Cidadania do Boqueirão
- 09/05/2025 - Conheça a história dos restaurantes de Curitiba, os espaços mais disputados no Dias das Mães
- 08/05/2025 - O desafio de criar filhos e arte: a maternidade no caminho mulheres da cena cultural de Curitiba
- 08/05/2025 - Batalha de rima na CIC, cinema e circo movimentam a agenda cultural Curitiba
- 07/05/2025 - Cine Passeio recebe festival Animatiba, com mais de 220 filmes
- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/