04.03.2015 FCC e entidades discutem consolidação da Film Comission de Curitiba

O presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, recebeu na terça-feira (3) os integrantes do Grupo Estratégico do Mercado Audiovisual de Curitiba – Gemac, para apresentar uma proposta de consolidação da Film Comission de Curitiba. Também participou do encontro a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Gina Paladino. O objetivo é atrair para a cidade produções audiovisuais de cinema, televisão e publicidade, contribuindo para divulgar a imagem de Curitiba e incrementar o mercado neste setor.

“Estamos preocupados com o desenvolvimento do audiovisual como cadeia produtiva e a Film Comission é mais um dado que nos ajuda nesse processo”, disse Cordiolli. Para o presidente da FCC, formar efetivamente a Film Comission, criada por decreto em dezembro de 2012 (nº 1.877, de 6/12/12), é também fundamental para preparar o mercado local e acolher as produções com mais qualificação. “Os principais pólos de produção televisiva e cinematográfica assim se tornaram porque conseguiram atrair produções de fora”, disse.

A Film Comission é um sistema de informações, de apoio técnico e logístico, para auxiliar produtores cinematográficos que queiram utilizar os espaços da cidade em seus filmes. Cordiolli enumerou as vantagens da implementação desse sistema: atrair recursos financeiros pela realização de atividades econômicas ligadas ao audiovisual, gerar visibilidade para Curitiba e incrementar o turismo, ampliar a qualificação da cadeia produtiva do audiovisual local, gerar trabalho e renda para artistas, técnicos e prestadores de serviços locais, e fortalecer as produtoras locais nos processos de co-produção.

As ações visando atrair as produções – entre elas a desburocratização dos procedimentos legais, a qualificação de técnicos, artistas e prestadores de serviços com custos competitivos, e a oferta de incentivos econômicos públicos e privados – deverão ser coordenadas por um comitê gestor, com a participação da Fundação Cultural de Curitiba, Secretaria Municipal de Comunicação Social, Instituto Municipal de Turismo e Agência Curitiba de Desenvolvimento, além do Gemac (formado por instituições como Sebrae, Fiep, Fecomercio/Sesc, Sesi, Siapar – Sindicato dos Produtores de Audiovisual do Paraná e Avec – Associação de Vídeo e Cinema do Paraná).

“Esta é uma demanda do setor e agora estamos tendo uma proposta de como efetivá-la. A Film Comission é fundamental não só para o aprimoramento do audiovisual, mas também para toda a cadeia de atividades econômicas que estão em torno dessas produções”, disse Rodrigo de Medeiros Martins, representante da Federação das Indústrias do Estado do Paraná – Fiep.

“Há muitos anos se vem discutindo a implantação de uma Film Comission em Curitiba e acho que nesta reunião se deu o primeiro passo”, afirmou Diana Moro, vice-presidente do Siapar. “A estrutura do Gemac está aqui justamente para fazer essa ponte entre os produtores e o poder público”, explicou. Participaram ainda da reunião Walderes Bello, do Sebrae, Janaína Adão, do Sesi/PR, Guilherme Greca, do Sesc/PR e João Castelo Branco, da Avec.