30.03.2016 FCC divulga composições selecionadas para o Festival de Cultura Popular

A Fundação Cultural de Curitiba divulgou a relação dos compositores selecionados para participar do Festival de Cultura Popular, que será realizado nos próximos meses de maio e junho. Dentre as 71 inscrições,  foram selecionadas 30 composições musicais inéditas de autores curitibanos, que receberão como prêmio o valor de R$ 500,00 e um DVD da apresentação no festival.

O Festival de Cultura Popular será realizado em três etapas: dias 14 de maio, na Cancha de Esportes da Escola Municipal Papa João XXIII (Portão); 21 de maio, no Centro de Esporte e Lazer Avelino Vieira (Tingüi); e 4 de junho, no Ginásio de Esportes do Portal do Futuro Bairro Novo (Sítio Cercado).

Uma comissão julgadora, formada pelos músicos Du Gomide, Fábio Elias e  Ricardo Gomes de Almeida (Caxaria), fez a análise das composições inscritas. “Tivemos composições muito boas”, avalia Du Gomide, compositor e produtor dos mais requisitados da cena musical curitibana. Para o músico, o edital foi de grande valia para compositores que estão iniciando a carreira e almejam se relacionar com a Fundação Cultural, participando dos seus editais.

As músicas selecionadas abrangem os vários estilos musicais, como MPB, rock, pop rock, pop, hip hop, jazz, polca, sertanejo, blues, country, funk e balada. Para Fábio Elias, vocaista da banda Relespública, o legal do festival é que ele abrange vários estilos e ritmos e favorece o compositor curitibano. “Tem muita coisa legal, bastante gente nova que tem muito chão ainda para percorrer. Está muito bacana, gostamos dos resultados”, disse.

Du Gomide explica que o critério de seleção não foi o estilo, mas a qualidade da composição. “Avaliamos a letra, a melodia, a harmonia e a fluência da música. Também procuramos focar na capacidade musical do artista e visualizar sua apresentação no evento”, disse.

De acordo com o coordenador dos Núcleos Regionais da Fundação Cultural, Crizanto Westphalen, o edital atende a uma demanda efetiva da comunidade, comum a todas as regionais. “Muitos músicos procuram nossos núcleos atrás de uma chance de mostrar seus trabalhos”, conta Crizanto, lembrando que a iniciativa é inédita. É a primeira vez que um festival reúne compositores das dez regionais de Curitiba. “Com o festival, queremos valorizar o trabalho autoral e revelar nossos talentos”, afirmou.

Para Riccardo Caxaria, rapper curitibano e integrante do grupo Lado Trilho, a maior importância do festival é que ele agrega e aumenta o valor musical da cidade. “Essa é uma oportunidade dos músicos mostrarem seu trabalho, porque por mais que sejam só 30 selecionadas, foram ouvidas todas as composições inscritas. A música é uma construção de ideias, e se elas forem boas e construtivas, é um ponto positivo e agregador para a cidade”, finaliza.

Confira a Errata e os aprovados clicando em www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/editais e clique em "Edital de Concurso nº 061/2015 – 'Festival de Cultura Popular' – Resultado".

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar