10.02.2020Farol do Saber Cervantes abre temporada de cursos e oficinas

Começam nesta terça-feira (11/2) as atividades anuais do Farol do Saber Miguel de Cervantes – espaço de atendimento ao público da Fundação Cultural situado na Praça da Espanha (Bigorrilho). Entre elas estão oficinas e cursos de arte e literatura, para adultos e crianças.

A artista plástica Denise Roman abrirá a programação, com quatro datas de cursos de desenho de observação e gravura de pequeno formato no Atelier La Mancha. As aulas serão de terça a sexta-feira, pela manhã e à tarde, e gratuitas. O espaço fornecerá o material necessário à elaboração dos trabalhos.

Para participar, é só chegar ao local, não é necessário se inscrever.

Março a novembro

A partir de março será a vez das as aulas de pintura em tela com a artista Iriene Borges da Silva. Os alunos terão orientação individualizada da professora. A mensalidade custa R$ 60 e será necessário levar o material para as aulas, que acontecerão sempre nas segundas-feiras de tarde.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (41) 3225-2271, a partir de 17 de fevereiro.

Também em março começa a primeira das três oficinas de literatura com a contadora de histórias Sueelem Witsmiszyn, que ao longo do ano compartilhará técnicas sobre contação com livros (de março a junho), contos tradicionais brasileiros (junho a agosto) e práticas de contação em público (setembro a dezembro).

As oficinas são gratuitas e para participar basta ir ao local. Ao final de cada módulo, os alunos receberão certificado de frequência expedido pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac).

Serviço: curso e oficinas na Praça Espanha
De fevereiro a novembro de 2020
Local: Farol do Saber Miguel de Cervantes (Rua Carlos de Carvalho, 1.238)

Datas e horários das atividades

Gravura (com Denise Roman)
Grátis. Não precisa inscrição prévia: basta comparecer.
Desenho de observação, carimbos de borracha, gravuras em metal, gravuras em pequeno formato, xilogravura.
Terça-feira, das 9h às 11h30 – gravura a buril (talho doce) xilo e metal para adultos
Quarta-feira, das 9h às 11h30 – desenho de observação, carimbos de borracha, gravura em metal, gravura em pequeno formato
Quinta-feira, das 14h às 16h30 – gravura a buril (talho doce), xilo e metal – misto. A partir de 6 anos
Sexta-feira, das 14h às 16h30 – desenho de observação, carimbos de borracha, gravuras em metal, gravuras em pequeno formato

Pintura em tela (orientação individual)
Curso com Iriene Borges da Silva
Atelier La Mancha
A partir de 2 de março
R$ 60 (1 vez por semana/ 2 h aula)
Segundas e terças-feiras, das 14h às 16h
Inscrições pelo telefone (41) 3225-2271, a partir de 17/2

Contação de histórias
Grátis. Não precisa inscrição prévia: basta comparecer
Oficinas com Sueelem Witsmiszyn
Com certificação pelo Icac
Quartas-feiras, das 14h30 às 16h30

Módulo 1: Contação de histórias com livros
11/3 – Para que “serve” a leitura, literatura e a arte?
25/3 – Por que contar histórias?
8/4 – Que história contar? Como escolher?
22/4 – Contar histórias com o livro. Como fazer?
6/5 – Contar histórias com o livro. Como fazer?
Módulo 2: Contos Tradicionais Brasileiros
10/6 – Ler, Contar e Cantar o Conto Popular
24/6 – Folclore do Brasil – Luís da Câmara Cascudo, Ricardo Azevedo e Marco Haurélio.
8/7 – Ler e (re)ler o conto popular.
22/7– A Literatura Indígena com: Thiago Correa
12/8 – A Literatura Indígena com: Thiago Correa
26/8 – A Literatura Afro-brasileira
Módulo 3: Práticas da contação de Histórias para apresentação ao público.
9/9 – Escolha do texto e postura corporal na Contação de história
23/9 – Escolha do texto e postura corporal na Contação de história