20.05.2022Exposições Traços Curitibanos e de Denise Roman vão até domingo

Duas grandes exposições da cidade entraram na reta final e ficam abertas ao público até domingo (22/5): a 4ª edição da mostra Traços Curitibanos, na Gibiteca de Curitiba, e a mostra que celebra os 40 anos da carreira da gravurista Denise Roman, no Museu Municipal de Arte, no Portão Cultural. A entrada é de graça.

São os últimos dias para conhecer ilustrações, desenhos, caricaturas, quadrinhos e animações de aproximadamente 150 artistas gráficos da cidade, que estão em exposição no Solar do Barão, e os desenhos e gravuras da artista plástica paranaense, em cartaz no Museu Municipal de Arte (MuMA).

Traços na Gibiteca
A mostra Traços Curitibanos é o principal evento voltado à produção local dos profissionais do desenho. A programação ocupa salas do Museu da Gravura e da Gibiteca, com a proposta de apresentar um panorama da produção contemporânea na área da ilustração e HQ. Participam artistas e estúdios atuantes no mercado cultural.

No total são seis exposições: Panorama atual dos Quadrinhos, Ilustração, Caricatura e Animação, que faz um levantamento desde 2019 da produção nessas quatro linguagens; Quadrinhos Edital de 2019, com 15 publicações produzidas por meio do Fundo Municipal da Cultura da Fundação Cultural; Quando a Terra parou, cartuns de artistas locais com a temática da pandemia; Dez Anos da Bienal de Quadrinhos, um apanhado das principais exposições realizadas no período; Gibitiba, os 40 Anos da Gibiteca, exposição da publicação Gibitiba, que acompanha a Gibiteca desde a sua inauguração, além de imagens e textos, e listagens dos principais eventos; e Underground Ilustrado 3, exposição da cena alternativa de ilustrações da cidade.

Conto de fadas nas paredes do MuMA

A exposição de Denise Roman reúne mais de 100 obras representativas de todas as fases de sua produção ao longo de 43 anos de carreira. São, na maioria, trabalhos realizados nas técnicas de litografia e gravura em metal, suas especialidades.

A obra da gravurista tem uma característica muito particular. Seus personagens parecem sair de um conto de fadas, se caracterizam pela delicadeza dos traços e requinte de detalhes. “Não há quem não identifique de imediato uma obra de Denise e não se encante com as proezas de seus personagens. São tipos alegres, poéticos, que brincam e dançam, vivem em total simbiose com a natureza, compõem cenas bizarras ou do cotidiano. O cenário é lúdico, expressa um universo imaginário”, descreve o prefeito Rafael Greca, no texto de apresentação da exposição.

Mostra Traços Curitibanos 4 – 40 anos da Gibiteca de Curitiba
Local: Solar do Barão (R. Pres. Carlos Cavalcanti, 533)
Até 22 de maio de 2022. Quinta e sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h
Sábado e domingo, das 12h às 18h.
Grátis

Exposição comemorativa da carreira de Denise Roman
Local: Museu Municipal de Arte – MUMA (Av. República Argentina, 3.430, Portão)
Até domingo, das 10h às 19h