Notícias
20.02.2020Exposições sobre cena underground e HQ entram em cartaz na Gibiteca
A Gibiteca entra no ritmo do carnaval alternativo, nesta sexta-feira (21/2), às 16h, com shows de rock e abertura de duas exposições: a coletiva Underground Ilustrado 2, a Arte Visual da Cena Musical Curitibana e Asterium. A entrada é franca.
Dezoito artistas participaram do conceito proposto pelos curadores Christiano C. Neto, Israel Dali e Daniel Gonçalves. A ideia foi convidar músicos da cena punk, pós-punk e metal, também conhecidos por trabalhos nas artes visuais, para mostrar versatilidade cultural encontrada no cenário alternativo.
Já a exposição com artes da HQ “Asterium”, de Francisco Gusso, também fica em cartaz na Gibiteca, a partir desta sexta-feira (21/2). A exposição segue aberta à visitação, com entrada gratuita, até 25 de maio. A HQ foi a última a ser contemplada no edital de quadrinhos de 2018.
Artes visuais com música
Underground Alternativo faz parte da programação oficial do Psycho Carnival, evento musical realizado entre os dias 20 e 24 de fevereiro. O festival internacional é referência para músicos nos gêneros Punk, Psychobilly e Rockabilly.
As bandas punks “The Jorgettes” e “Cigarras” irão tocar após o lançamento da exposição. Os dois grupos curitibanos estão entre as 37 atrações musicais que vão se apresentar nos cinco dias do festival. O evento ainda presta tributo ao empresário Antônio José Lino, conhecido por comandar o “Lino’s Bar”, reduto da cena underground. Ele faleceu em agosto do ano passado, aos 82 anos de idade.
Também como parte da programação, o Teatro Universitário de Curitiba sedia neste domingo (23/2), às 13h, dois workshops voltados a músicos independentes. Nas Ruínas de São Francisco, o grupo “SKA THE MEN” vai se apresentar às 11h, com entrada franca.
Confira aqui a programação do Psycho Carnival.
Serviço
Mostras Underground Ilustrado e Asterium
Lançamento: 21 de fevereiro (sexta-feira), às 16h
Visitação: até 12/4 (Underground Ilustrado) e até 19/7 (Asterium)
Horário: de terça a sábado, das 9h às 12h e 14h às 18h (exceto no Carnaval)
Local: Gibiteca de Curitiba – Solar do Barão (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 – Centro)
Entrada franca
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 04/07/2025 - Caminhada gratuita pelas igrejas históricas de Curitiba acontece neste sábado
- 04/07/2025 - Cine Guarani, no Portão Cultural, tem programação especial para as férias de julho
- 01/07/2025 - Sessão especial leva crianças e jovens do Alto Boqueirão ao cinema pela primeira vez
- 01/07/2025 - Arte digital e games: Estúdio Riachuelo abre inscrições para colônia de férias
- 30/06/2025 - Do Japão a Curitiba, Cinemateca tem cinco mostras especiais em julho
- 25/06/2025 - Gibiteca celebra a arte de Claudio Seto e as histórias da feira do Largo da Ordem
- 24/06/2025 - Cardume Caiçara: instalação com 450 tainhas de vidro feita por pescadores pode ser conferida no MuMA
- 18/06/2025 - Gaúcho da Fronteira: show no Guaíra tem ingresso solidário para Campanha do Agasalho de Curitiba
- 17/06/2025 - Com aporte da Prefeitura, produção de audiovisual curitibano pode receber até R$ 5 milhões
- 12/06/2025 - Fim de semana em Curitiba tem samba, teatro, circo e folclore; tudo gratuito