Notícias
29.10.2014Exposição resgata personagem da história de Curitiba
A Casa Romário Martins recebe a partir do próximo domingo (2) a exposição “Libertem Maria Águeda!”, que apresenta por meio de textos, fotos, vídeos, pinturas, desenhos e músicas a história de uma personagem curitibana do início do século 19. A mostra é resultado das pesquisas dos historiadores Magnus Roberto de Mello Pereira, Ana Lúcia da Cruz, José Augusto Leandro e Lai Bottmann Pereira.
O ponto de partida para a exposição foi um episódio que aconteceu em 1804 com Maria Águeda, uma mulher livre e pobre que se negou a obedecer às ordens da esposa do capitão-mor da vila e, por isso, foi levada à prisão. Por meio de diversos suportes, são mostradas releituras do acontecido e Maria Águeda, uma personagem até então desconhecida na história da cidade, é apresentada ao público.
O projeto recebeu apoio financeiro do Fundo Municipal de Cultura por ter sido selecionado no edital 067/13, voltado a projetos inéditos de ocupação daquele espaço. Unidade da Fundação Cultural de Curitiba, a Casa Romário Martins é destinada a exposições de caráter histórico, com o objetivo de estimular a pesquisa e preservar a memória da cidade.
A história de Maria Águeda chamou a atenção do grupo de pesquisadores. Participaram do projeto o professor Magnus Roberto de Mello Pereira, do Departamento de História da Universidade Federal do Paraná, a jornalista Ana Lucia R. B. da Cruz, doutora em História pela UFPR e pesquisadora do CEDOPE (Centro de Documentação e Pesquisa de História dos Domínios Portugueses), o professor José Augusto Leandro, do Departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa, e a designer Lai Bottman Pereira.
Serviço:
Exposição “Libertem Maria Águeda!”.
Local: Casa Romário Martins (Largo da Ordem, 30)
Data: 2 de novembro de 2014 (abertura às 10h) a 3 de maio de 2015.
Horário de visitação: de terça a sexta-feira, das 9 às 12h e das 13 às 18h; sábados e domingos, das 9 às 14h
Entrada gratuita.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 04/09/2025 - Cine Guarani exibe Retrato de um Certo Oriente e recebe Milton Hatoum para bate-papo
- 04/09/2025 - Cinemas da Prefeitura de Curitiba participam do Ghibli Fest com 14 clássicos da animação japonesa
- 04/09/2025 - Festival da Palavra homenageia Helena Kolody com lançamento de obra inédita da autora
- 04/09/2025 - III Festival da Palavra de Curitiba reúne 15 encontros com autores nacionais e locais
- 04/09/2025 - III Festival da Palavra leva maratona literária ao Memorial de Curitiba em setembro
- 04/09/2025 - Jarid Arraes e Noemi Jaffe dividem mesa no III Festival da Palavra de Curitiba
- 04/09/2025 - Casas da Leitura têm esquenta e esquentinha para o Festival da Palavra de Curitiba
- 03/09/2025 - Do cordel ao slam, Festival da Palavra de Curitiba oferece 38 oficinas gratuitas
- 01/09/2025 - III Festival da Palavra leva maratona literária ao Memorial de Curitiba em setembro
- 28/08/2025 - Passeio lotado? Conheça cinco curiosidades da Praça Generoso Marques sem sair de casa