28.09.2021Exposição Punk Afonso será aberta dia 15 de outubro no Pinheirinho

O quadrinista Rodrigo Belato será homenageado com uma exposição de desenhos do seu principal personagem, o Punk Afonso, na Rua da Cidadania do Pinheirinho, e em uma Roda de Leitura na Casa da Leitura Osman Lins.

A mostra Punk Afonso será aberta no dia 15 de outubro na sala 28, que abriga os cursos da Fundação Cultural de Curitiba (FCC).

Trata-se de uma releitura organizada pela Gibiteca de Curitiba, feita por 21 artistas sobre o personagem publicado há mais de três décadas por Rodrigo Belato, que morreu no ano passado, aos 42 anos, em decorrência de complicações de uma úlcera de duodeno.

“Oscar” dos quadrinhos

Punk Afonso foi exposta virtualmente na 6ª Bienal de Quadrinhos de Curitiba e também ficou em cartaz entre novembro de 2020 e julho de 2021 na Gibiteca.

A organização da exposição rendeu à Gibiteca a indicação ao troféu HQMIX, a maior premiação nacional dos quadrinhos. A meca curitibana dos quadrinhos concorre na categoria Melhor Exposição.

“Essa indicação ao Oscar brasileiro dos quadrinhos vem com dose dupla de alegria, tanto pela nossa Gibiteca como pelo Rodrigo”, comemorou Fúlvio Pacheco, coordenador da Gibiteca de Curitiba. O resultado será anunciado em 27 de novembro.

A exposição conta com trabalhos dos artistas Amanda Barros, Andrea Horn, Antônio Eder, Ariel da Cunha, Celina Pacheco, Christiano Carstensen Neto, Daniel Gonçalves, Dias Silveira, Ganço, Edson Kohatsu, Fabrizio Andriani, Gabriel Baltazar Souza, Luri Kohatsu, Marcelo Bitencourt, Marcia d´Haese, Marcelo Lopes, Marcos Vaz, Ma Matiazi, Rodney Rauth e Thiago Sales e o próprio Fúlvio Pacheco, que também é quadrinista.

“É uma homenagem ao Rodrigo Belato, criador do Punk Afonso, e a exposição acontece no Pinheirinho porque ele teve forte atuação na região, seja como professor na Rua da Cidadania ou pelo trabalho à frente da Casa Cultural Belaboni no Capão Raso”, explicou Fúlvio.

Educador de arte

Dany Nascimento, viúva de Rodrigo, lembrou também do período que o quadrinista foi professor de quadrinhos do MuMa (Museu Municipal de Arte do Portão).

“O Rodrigo era um educador de arte, um visionário. Os quadrinhos foram tudo para ele. Ele acreditava muito na força da imagem na educação das crianças porque ela precede o aprendizado da leitura”, explicou Dany.

Gibis inéditos
A empresária, cantora e musicista se mantém à frente da Casa de Cultura Belaboni, que fica no Capão Raso, disse que pretende publicar outros trabalhos do quadrinista que são desconhecidos do público.

“O Rodrigo teve quatro gibis publicados, mas ao longo da carreira ele produziu nove. Eu quero publicá-los, mas o problema é a dificuldade de imprimir o material. Eu acho importante ter a obra física porque favorece muito a interação”, disse.

Sobre a exposição, Dany disse que é uma homenagem muito bonita ao trabalho de Rodrigo. “Punk Afonso falava a linguagem das crianças e adolescentes, sempre levando muito humor. Tudo isso é muito presente e atual”, finalizou.

EXPOSIÇÃO PUNK AFONSO
Período: 15/10/2021 a 28/1/2022
Segunda a sexta-feira
Horários: 9h às 12h e 13h30 às 17h
Local: Sala 28 (Cursos FCC) – Rua da Cidadania Pinheirinho (Avenida Winston Churchill, 2033.)
Informações: 3313-5420
Público limitado

Roda de leitura sobre o Punk Afonso
Quartas-feiras
Horário: 10h ou 15h
Reserva de horário através do e-mail: closmanlins@curitiba.pr.gov.br
Local: Sala 29 (Casa da Leitura Osman Lins) – Rua da Cidadania Pinheirinho
Avenida Winston Churchill, 2033.
Informações: 3313-5422
Público limitado