07.03.2025Exposição em Curitiba revela a delicadeza de miniaturas japonesas em madeira

 A delicadeza e a tradição da arte japonesa estão na exposição itinerante Netsuke Contemporâneo Esculpidos em Madeira, aberta nesta sexta-feira (28/2), no Solar da Cultura. Promovida pela Fundação Japão em parceria com a Prefeitura de Curitiba, a mostra celebra os 130 anos da relação diplomática entre Brasil e Japão. O público pode visitar gratuitamente até 30 de março.
Com 65 pequenas esculturas esculpidas em madeira, a exposição apresenta a riqueza cultural dos netsuke, uma tradição japonesa que surgiu no período Edo (1603-1868).

Originalmente, essas peças serviam como prendedores na faixa dos quimonos e impressionam pelo detalhamento e expressão artística de cada obra. “Essa exposição simboliza muito da cultura japonesa, espero que o público aprecie”, afirmou o cônsul-geral interino do Japão, Rei Oiwa, que esteve na abertura.

Os netsuke expostos no Solar da Cultura são criações contemporâneas. A exposição, que já passou por São Paulo, seguirá depois para o Rio de Janeiro.

“Essa exposição tão delicada e singular simboliza a nossa parceria com o consulado japonês e celebra essa importante efeméride”, ressaltou o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão Júnior.

No mundo inteiro

A mostra da Fundação Japão está percorrendo o mundo desde 2018 e, além de permitir ao público a observação minuciosa das peças, algumas delas podem ser manuseadas.

Complementando a exposição, 24 calendários japoneses do ano de 2025 estão em exibição, trazendo ilustrações das paisagens, castelos e elementos característicos da cultura japonesa. Essa tradição dos calendários artísticos no Japão remonta a 1940.

A cerimônia de abertura contou também com a presença do chefe do Cerimonial da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó. A exposição faz parte das comemorações oficiais do 130º Aniversário do Estabelecimento das Relações Diplomáticas entre Japão e Brasil.

Serviço
Exposição itinerante Netsuke Contemporâneo Esculpidos em Madeira

Data: 29 de fevereiro a 30 de março
Horário: 9h às 18h
Local: Solar da Cultura – Rua Dr. Claudino dos Santos, 142, São Francisco
Entrada gratuita

Compartilhe:

imprimir voltar