25.01.2024Exposição Calendários Japoneses mostra em Curitiba a beleza do cotidiano oriental

Toda a beleza da cultura nipônica expressa a partir da contagem do tempo. A exposição Calendários Japoneses traz ao Solar da Cultura, sede da Fundação Cultural de Curitiba no Largo da Ordem, um pedacinho da cultura japonesa pela ótica do passar dos dias, semanas e meses que são registrados em calendários temáticos.

Fruto de uma parceria entre a Fundação Cultural de Curitiba, Consulado Geral do Japão e a Associação dos Sindicatos das Empresas de Impressão de Calendário, a exposição inaugurou nessa quarta (27/1), e contou com uma solenidade de abertura com o Cônsul do Japão, Mitsui Yasuhiro. A mostra segue até dia 25/2.

Cada calendário carrega uma arte diferente, que apresenta as belezas naturais do país, os castelos, animais, entre outros traços característicos da cultura japonesa.“Os calendários japoneses são muito bonitos, por isso queremos mostrar a beleza dentro da vida cotidiana”, comentou Yasuhiro.

Além dos calendários, a mostra expõe também máscaras, bonecos de porcelana, maquetes de castelos, entre outros objetos representativos da cultura nipônica e oriental. “Temos uma forte parceria com o Consulado do Japão, proporcionando à sociedade manifestações culturais riquíssimas como essa exposição”, destacou a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro.

O assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó, e o vereador Cláudio Seto também participaram da abertura da exposição.

A HISTÓRIA DOS CALENDÁRIOS JAPONESES

Os calendários japoneses representam o cotidiano das famílias, presentes desde a infância até a vida adulta nas casas e escritórios da população. A tradição começou em 1883, quando os primeiros calendários foram impressos. Desde então, eles se popularizaram e começaram a ser entregues a familiares e amigos como uma forma de gratidão pelo ano que passou.

Serviço
Exposição Calendários Japoneses

24/1 até 25/2 – 9h às 18h
Local: Solar da Cultura, Rua Dr. Claudino dos Santos, 142 – São Francisco

 

Compartilhe:

imprimir voltar