Notícias
15.04.2011Exposição apresenta as artes de Juliane Engelhardt
Artes visuais e dança se completam na obra de Juliane Engelhardt, que inaugura na próxima terça-feira (19), no Museu da Gravura Cidade de Curitiba, a exposição “Esta Mulher...”. A exposição apresenta um trabalho plástico permeado de referências pessoais da artista como bailarina e atriz. Os traços gravados nas linóleogravuras apontam para o universo feminino, outra característica marcante de sua obra.
Pela referência que faz à vida de bailarina, a exposição de Juliane integra a programação do Mês da Dança, que está sendo promovido em abril pela Fundação Cultural de Curitiba. “O meu trabalho fala de mim, de como me agrada pensar no corpo e suas possibilidades e vê-lo falando através dos traços, linhas fluídas ou estacadas”, diz a artista.
Juliane conta que a opção pela técnica da gravura, usando o linóleo como matriz, não surgiu por acaso. “O linóleo me agradou de imediato, não apenas por ser tão flexível e aceitar com tamanha delicadeza meus traços, mas quem sabe por fazer parte de minha referência artística por exatamente 25 anos de balé. Este é o material sobre o qual danço todos os dias e agora posso experienciá-lo de outra forma”, explica.
Natural de Curitiba, Juliane Engelhardt é bailarina, atriz, formada em Artes Visuais pela Faculdade de Artes do Paraná. Como bailarina aperfeiçoou-se fora do Brasil, participando de cursos em Nova York e Paris. Como atriz, estudou e aprimorou seus estudos no ACT – Atelier de Criação Teatral, com direção de Luiz Melo e Nena Inoue. Integrou o Grupo de Danza La Ruyuela, de Margarita Fernandez, e foi bolsista no curso de aperfeiçoamento e análise da técnica do movimento com Haichi Acamini em Buenos Aires, onde morou por dois anos. Desde 2002, integra o Balé Teatro Guaíra, dançando obras de renomados coreógrafos.
A artista vem realizando ilustrações para projetos culturais de livros, CDs e peças teatrais, assim como figurinos e adereços para peças de teatro e dança. Atualmente frequenta as oficinas de gravura do Museu da Gravura. Com a exposição “Esta Mulher...”, Juliane tem a oportunidade de compartilhar uma pesquisa individual.
Serviço:
Exposição “Esta Mulher...”, de Juliane Engelhardt. Organização: Andréia Las
Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba – Loja da Gravura (R. Carlos Cavalcanti, 533
Data: 19 de abril de 2011 (terça-feira), às 19h
Horário de visitação: até 22 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h.
Visitas mediadas – agendamento pelo telefone 3321-3275
Entrada franca
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas