11.12.2012Exposição apresenta arquitetura da década de 1930 em Curitiba

O Memorial de Curitiba sedia a partir de quinta-feira (13) a exposição “Arquitetando Curitiba na década de 1930”, resultado de uma pesquisa realizada pela antropóloga Zulmara Clara Sauner Posse e pela arquiteta Elizabeth Amorim de Castro, por meio do Fundo Municipal da Cultura. Antes da abertura da exposição, às 15h, as autoras fazem uma palestra sobre o tema no Teatro Londrina e lançam o livro “As virtudes do bem-morar”.

“Arquitetando Curitiba na década de 1930” expõe projetos arquitetônicos do engenheiro Eduardo Fernando Chaves que, durante 31 anos de vida profissional, acompanhou o processo de urbanização da cidade e incorporou em seus projetos as inovações tecnológicas e programáticas daquela época.

Entre 1912 e 1943, o arquiteto realizou 220 obras, distribuídas em projetos arquitetônicos e estruturais, construções e fiscalizações de diversos tipos de habitações, escritórios, edifícios comerciais e residenciais, igrejas e educandários, reformas, ampliações e muros de vedação. São edificações de um a sete pisos, com área variando entre 36 e 1300 m², diversos usos e múltiplas técnicas (madeira, alvenaria autoportante e concreto armado).

A obra de Eduardo Chaves também é tema do livro “As virtudes do bem-morar”, este viabilizado pelo Mecenato Subsidiado e incentivado pelo Banco do Brasil. O livro registra a sua grande e diversificada produção – palacetes, vilas, bangalôs, casas de comércio, escritórios, depósitos, instituições, além de reformas, ampliações e muros que o engenheiro projetou, calculou, fiscalizou ou administrou. De acordo com as autoras, sua obra incorpora os princípios da “casa moderna”, relacionando-se com o processo de modernização de Curitiba (com a introdução da infraestrutura urbana), e remete à valorização do conforto, da privacidade, da higiene, da individualidade e da modernidade.

Serviço:

Exposição “Arquitetando Curitiba na década de 1930”, com curadoria de Zulmara Clara Sauner Posse e Elizabeth Amorim de Castro, palestra e lançamento do livro “As virtudes do bem-morar”

Local: Memorial de Curitiba, Salão Paraná, 2º andar – R. Claudino dos Santos, 79 (Largo da Ordem – Setor Histórico).

Abertura: 13 de dezembro de 2012 (quinta-feira), às 15h

Horários: De terça a sexta-feira, das 9h às 12 h e das 13h às 18h; sábados e domingos, das

9h às 15h.

Entrada franca

Informações: (41) 3321-3313

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar