06.10.2015Evento irá debater o tema “Tradição e Tendência: Múltiplas Identidades à Mesa do Curitibano”

Com o objetivo de debater o que a sociedade quer no setor da cultura alimentar e dar um panorama de qual é o cenário desta cultura, a 1ª Conferência de Cultura Alimentar de Curitiba – “Tradição e Tendência: Múltiplas Identidades à Mesa do Curitibano” acontece nesta quarta-feira (7), no Palacete dos Estudantes, das 8h às 19h. Promovido pelo Conselho da Cultura Alimentar de Curitiba, junto com a Fundação Cultural de Curitiba e o Convívio do Slow Food Coré Etuba, o evento pretende reunir a sociedade da capital e questionar as múltiplas identidades da mesa do curitibano.

A ideia é mostrar que essa cultura não está apenas na ponta da cadeia alimentar, mas sim, engloba toda a comunidade, passando por hortas urbanas, sementes crioulas e pesquisas acadêmicas direcionadas. “É preciso entender que o comportamento alimentar vai além da plantação ou do que é servido em restaurante. Este comportamento passa por estudos sociológicos, botânicos e econômicos. E entender isso cria a possibilidade de gerar renda ao município, criar empregos e estimular a cidadania participativa”, explica Lai Pereira, coordenadora do Conselho de Cultura Alimentar, e responsável pela organização da Conferência. 

Eleição - No fim do dia, a conferência irá promover especialmente a plenária para votação de emendas da minuta do Sistema Municipal de Cultura e eleição dos seus delegados, que farão parte do Conselho de Cultura Alimentar de Curitiba. As candidaturas e eleição são abertas para a sociedade civil. Quem tiver interesse em se candidatar deve representar uma entidade da sociedade civil organizada, como uma associação, instituto, ONG ou outra. As candidaturas e a eleição acontecerão na própria conferência.

O evento terá 4 mesas redondas, ao longo do dia, com os seguintes temas e participantes confirmados:

Terra – produção, demandas e distribuição
Participação de Fernando Schinimann, professor de História da Unespar; Bernadete Brandão, Ecodesigner; Marson Warpechowski, Zootecnista da UFPR; e José Antônio Marfil, Agricultor Agroecológico da Rede Ecovida. Mediação por Renato Bedore, membro do Conselho da Cultura Alimentar de Curitiba e líder do Slow Food Coré Etuba.

Rua – estabelecimentos comerciais
Participação de Luciano Bartolomeu, Diretor Executivo da Abrasel-PR; Anna Vargas, proprietária do Restaurante Farnel; Jessica Pertile, do Instituto Lixo Zero, e Daniele Volcov, produtora de eventos de gastronomia. Mediação por Lai Pereira, coordenadora do Conselho da Cultura Alimentar de Curitiba e gerente comercial da Salumeria Monte Bello.

Mesa – cultura e cozinha
Participação de Guilherme Caldas, do blog Baixa Gastronomia; Otavio Zucon, Mestre em História Cultural (UFSC); Vinicius Buenaventura, do Mamba Cozinha Vegana, e Flávio Frenkel, chef proprietário do Anis Gastronomia. Mediação por Vander Valduga, membro do Conselho da Cultura Alimentar de Curitiba e prof. Turismo da UFPR.

Organizações – como a sociedade se organiza
Participação de Camila Pazello, coordenadora do curso de gastronomia da OPET; Diogo Coneglian, do Banco de Sementes da Casa Gomm; Renato Bedore, Líder do Slow Food Coré Etuba, e Marcelo F. Munaretto, Secretário Municipal do Abastecimento. Mediação por Regina Lang, membro do Conselho da Cultura Alimentar de Curitiba e prof. Nutrição da UFPR.

Serviço:
Quarta-feira, 07 de Outubro
Das 8h às 19h
Palacete dos Estudantes
Rua Carlos Cavalcanti, 1157 – São Francisco – Curitiba PR
Haverá emissão de certificado de participação
Inscrições no local

Compartilhe:

imprimir voltar