Notícias
03.06.2015Estudantes e crianças atendidas pela Prefeitura assistem a apresentação de ópera
A tarde desta quarta-feira (3) será inesquecível para 1,6 mil alunos da rede municipal de ensino de Curitiba, jovens atendidos nos Portais do Futuro, idosos, pessoas com deficiência e crianças atendidas pela Fundação de Ação Social. O grupo foi o primeiro na cidade a assistir ao espetáculo “L’occasione fa il ladro”, apresentado pela Ópera Orchestra Curytiba no Teatro Ópera de Arame.
A apresentação aconteceu durante o ensaio geral do espetáculo, que será aberto ao público em 5 de junho. Abrir o ensaio geral ao grupo foi uma iniciativa conjunta da Fundação Cultural de Curitiba, Secretaria Municipal Educação, Instituto Municipal de Turismo e da Ópera Orchestra Curytiba.
O resultado da parceria foi uma plateia inteira assistindo à ópera do renomado compositor italiano Gioachino Rossini. A maioria do público era de estudantes municipais: 880 meninos e meninas de 20 escolas, de turmas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, que têm atividades de música incluídas nas aulas de arte.
A participação dos estudantes no espetáculo aconteceu por meio do projeto Arte Por Toda Parte, promovido pela Secretaria Municipal da Educação para a ampliação cultural dos estudantes. “Foi uma oportunidade extraordinária que garantiu que estudantes e seus professores tivessem contato com uma ópera dessa qualidade. Para além da emoção e do momento de fruição das crianças, essa será uma experiência que nos ajudará a reforçar conteúdos e vivencias que têm sido apresentados ao longo dos últimos dois anos nas escolas”, disse a superintendente de gestão educacional da Secretaria Municipal da educação, Ida Regina Moro Milléo de Mendonça.
A história – Uma comédia que narra a aventura dos viajantes Alberto, Martino e Don Parmenione que têm as bagagens trocadas durante uma viagem, já havia sido apresentada anteriormente às crianças, durante atividades culturais e de formação de plateia que acontecem nas escolas. Na teoria também já haviam sido apresentados aos estudantes as diferenças e semelhanças dos instrumentos que compõe uma orquestra e os timbres vocálicos. Todo o conhecimento somado à emoção de acompanhar a ópera ao vivo, fez com que os estudantes aproveitassem com intensidade os 60 minutos da apresentação.
Mais do que compreender o roteiro de suspense, amores prometidos e reviravoltas, ao acompanhar a aventura do trio os estudantes também se divertiram ao reconhecer o que foi apresentado em sala de aula: a sonoridade de cada instrumento da orquestra, o timbre de cada músico. Para Suelen da Silva, de 5 anos, e a colega Melanie de Mima, da Escola Municipal Doutel de Andrade, no Boa Vista, a tarde foi inesquecível. “Eu gostei tanto que queria que tivesse todo dia essa música para a gente ouvir”, disse Suelen.
A estudante Melanie se imaginou maestrina e atenta aos movimentos copiava o maestro Alessandro Sangiorgi na regência da orquestra. “É muito bonito o que eles fazem”, disse a estudante encantada. A atuação dos atores, figurinos, cenários que se moviam pelo palco e principalmente as mudanças de vozes do soprano e do barítono arrancavam risos dos estudantes. “A ópera é muito divertida e bonita”, disse Alessandra Gasparim da Silva, de 5 anos.
Para Maristela Marecos, professora do coral da Escola Municipal Doutel de Andrade, ver o encantamento das crianças foi também inspirador para novas ações que poderão acontecer na escola. “Elas estão se sentindo valorizadas por terem sido chamadas para a apresentação. Por mais que pudéssemos apresentar uma obra como essa em vídeo ou CD, assistir ao vivo abriu infinitas possibilidades de conhecimentos e emoções para estas crianças”, disse Maristela.
Os estudantes da Escola Municipal Francisco Frischmann, no Pinheirinho, também consideraram a experiência emocionante. “Eu gosto de música e quero aprender a tocar aquele instrumento lá”, disse a estudante Camila Santos apontando para um dos violinos. A oportunidade de vivenciar pela primeira vez uma ópera ao vivo também deixou emocionado o instrutor de teatro e voluntário de uma das unidades do Portal do Futuro, Marlon Roger. “Que oportunidade maravilhosa de vivenciar a cultura de uma forma inédita” , disse Marlon. Aos colegas do Portal ele orientou que ficassem atentos às posturas e posicionamentos dos atores no palco. “Tudo isso será muito rico para nossas atividades nos Portais”, disse.
O maestro e diretor artístico do espetáculo, Alessando Sangiorgi, que foi professor de escola primária na Itália, ficou satisfeito de ver o teatro lotado, principalmente por crianças. “Um dos nossos objetivos é o de trabalhar com a formação de plateias e a ópera, pela característica de ter a atuação dos atores somados à orquestra, aproxima as crianças do universo da música clássica”, disse Alessandro.
Aprendizado – Trabalhar a apreciação musical nas escolas é uma das formas de promover a ampliação do repertório musical dos estudantes, de oferecer às crianças o contato com músicas diferentes das apresentadas pela mídia em geral além de estimular a formação de plateia. Para que o trabalho aconteça a Secretaria Municipal da Educação tem investido na formação continuada dos profissionais da área e promovido parcerias para a apresentação de pequenos shows nas escolas.
O mesmo objetivo tem a parceria firmada entre Secretaria Municipal da Educação e o Laboratório de Música Antiga da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Também por meio do projeto Arte por Toda Parte outro grupo de 220 estudantes assistirá no dia 12 de junho, no Teatro Capela Santa Maria, a ópera A Bela e fiel Ariadne, de Johann Georg Conradi.
Rossini – “L’occasione fa il ladro” é uma comédia do renomado compositor italiano Gioachino Rossini e foi apresentada pela primeira vez em 1812. A apresentação de “L’occasione fa il ladro” aberta para o público acontecerá dia 5 de junho, a partir das 20 horas, também na Ópera de Arame. A produção está inserida na Lei Rouanet de Incentivo à Cultura do governo federal e tem regência e direção artística do maestro italiano Alessadro Sangiorgi. A apresentação abre a Série Platinum de Concertos e tem apoio do Ministério da Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba, do Instituto Curitiba de Turismo e da Band Curitiba.
O patrocínio é da empresa Tradener e os ingressos estão à venda por R$30 (inteira) e R$15 (meia) no site www.diskingressos.com.br.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: SMCS
imprimir voltar- 15/05/2025 - Festival Internacional de Cinema de Curitiba tem data marcada e ingressos à venda
- 15/05/2025 - Agenda cultural traz dança, teatro e cinema ao ar livre e estreia de exposição digital
- 12/05/2025 - Painéis, igrejas e erva-mate:7 opções de roteiros guiados pelo patrimônio histórico de CuritibaA Fun
- 12/05/2025 - Cinema de graça? Cinemateca de Curitiba tem semana cheia de opções
- 12/05/2025 - Aprenda marchetaria, violino e desenho artístico na Rua da Cidadania do Boqueirão
- 09/05/2025 - Conheça a história dos restaurantes de Curitiba, os espaços mais disputados no Dias das Mães
- 08/05/2025 - O desafio de criar filhos e arte: a maternidade no caminho mulheres da cena cultural de Curitiba
- 08/05/2025 - Batalha de rima na CIC, cinema e circo movimentam a agenda cultural Curitiba
- 07/05/2025 - Cine Passeio recebe festival Animatiba, com mais de 220 filmes
- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/