04.06.2013Estudantes aprendem sobre música erudita em concerto didático

Cinco mil estudantes da rede municipal de ensino de Curitiba estão participando de concertos didáticos promovidos em parceria entre a Fundação Cultural de Curitiba e a Secretaria Municipal da Educação para ensinar às crianças como funciona uma orquestra e como pode ser divertido o contato com a música erudita. É o programa Alimentando com Música, criado pela Camerata Antiqua de Curitiba.

As apresentações da edição de 2013 começaram na manhã desta terça-feira (4) na Capela Santa Maria Espaço Cultural, no Centro. Serão dez sessões do concerto “Diário Musical de uma Bailarina”, até 8 de junho, em duas sessões por dia. Outras dez apresentações acontecerão de 8 a 12 de outubro.

Cada apresentação é assistida por 220 estudantes de turmas do ensino fundamental das escolas municipais de Curitiba. Criado há dez anos, o programa Alimentando com Música apresenta concertos pedagógicos produzidos cenicamente e elaborados sobre um tema específico para apresentar música clássica e cancioneira aos estudantes.

A edição deste ano é dirigida e regida pela maestrina Maria Antônia Jimenez, com direção cênica de Maurício Vogue e arranjos de Marco Aurélio Koentop. Conta a história de uma bailarina nada convencional que decide acreditar em seu sonho e transformar-se em uma estrela.

O desejo da bailarina torna-se realidade quando ela conhece o “Pais das Vozes”, lugar onde tudo pode acontecer, desde que as pessoas acreditem no tamanho de seus sonhos. Intercalando interpretação, coro e a apresentação dos instrumentos musicais, o concerto desperta nas crianças a curiosidade pelo novo universo musical. “Esse é o objetivo central do programa, modificar a relação das crianças com a música cancioneira e erudita e ampliar o repertório cultural dos nossos estudantes”, diz a secretária municipal da Educação Roberlayne Borges Roballo.

O presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli destacou a importância da música clássica na formação dos alunos. “Esse é um programa que encontrou um formato muito adequado para trabalhar a musica clássica e contemporânea levando às crianças ao contanto com a diversidade musical”, disse Cordiolli.

Cartilha

Além do concerto, os estudantes recebem uma cartilha que apresenta, com ilustrações de Fúlvio Pacheco, o funcionamento de cada instrumento e as características dos diferentes tipos de vozes que compõe um coro. Além de informações sobre o programa, Camerata Antiqua e a Capela Santa Maria, a cartilha conta com espaço para atividades de recorte e colagem, incentivando a interatividade das crianças.

Para a estudante Nicoly de Oliveira, de 8 anos, da Escola Municipal Arapaongas, o concerto foi a oportunidade de entrar novamente em contato com o som dos violinos, instrumento que ela mais gosta. “Foi tão lindo que eu nunca vou esquecer. Queria que durasse o dia todo”, disse Nicoly.

A experiência também agradou a João Guilherme Klein, de 8 anos, estudante da Escola Municipal Professor Leonel do Moro. “Nunca tinha visto nada assim. É legar saber como os instrumentos fazem os sons que a gente ouve nas músicas”, disse Guilherme.

Até sexta-feira (07), as apresentações acontecem em duas sessões pela manhã e outras duas a tarde, direcionadas aos estudantes municipais. No sábado (8) as apresentações serão abertas ao público em duas sessões, às 18h30 e 19h30. Crianças têm entrada franca.

Alimentando com Música – Concertos dirigidos para crianças da Rede Municipal de Ensino
Espetáculo “Diário de uma Bailarina”
Datas e horários:
Terça (04) e quinta-feira (06), às 9h30 e 10h30 para alunos da Rede Municipal de Ensino
Quinta-feira (6) e sexta-feira (07), às 14h30 e 15h30 para alunos da Rede
Sábado (08), às 18h30 e 19h30 aberto ao público. Neste dia os ingressos custam R$ 30 e R$15 (meia-entrada). Gratuito para menores de 12 anos.
Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)

Autor: SMCS

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar