Notícias
23.07.2010Espetáculo de circo une malabarismo e tecnologia
Um espetáculo que mostra a interação entre arte circence e tecnologia toma conta da lona azul e laranja do Circo da Cidade Zé Priguiça neste sábado, 24, às 15h, com entrada franca. Contemplado pelo Edital de Difusão em Circo, do Fundo Municipal da Cultura, o Pró Mix ARES – Arte para Reintegração Social, apresenta um espetáculo em que quatro personagens - Proxy, Pixel, Chip e Shop – são duplicados virtualmente e desafiam suas cópias com movimentos de danças, acrobracias e malabarismos, num espetáculo de nível internacional.
A comunicação dos protagonistas com o público ocorre apenas por meio da linguagem não falada e com a utilização de gestos e recursos tecnológicos de projeção de vídeo, realizada por programas de computador para videointeração ao vivo.
As performances mixadas deslocam-se do real para o virtual, criando novos ambientes. Os artistas se apresentam unicamente sob a iluminação produzida pela projeção dos vídeos em três telas. As imagens também aparecem numa verdadeira teia de tecidos dispostos horizontal e verticalmente. Os tecidos são peças fundamentais para as acrobacias aéreas.
No ritmo das guitarras e samplers, a tecnologia é usada como forma de interação, sem abandonar a concepção tradicional do circo-lona, onde o inesperado pode acontecer. É uma concepção de circo adequada aos tempos atuais. Com esse diferencial, forma um novo público para um novo circo. Contemplado no edital de Difusão em Circo, do Fundo Municipal da Cultura, o Pró-mix é um espetáculo que acontece no circo Zé Priguiça agrada aos públicos infantil e adulto.
Circo – Batizado de Circo da Cidade “Zé Priguiça”, em homenagem ao palhaço Zé Priguiça – personagem do artista curitibano Pedro Irineu dos Santos, falecido em 2001 –, o espaço é um importante instrumento do município para a valorização da cultura circense. Com uma tecnologia que permite escurecer o interior, a lona possibilita abrigar, além das atividades circenses, projeções de filmes, apresentações de dança e peças teatrais, também durante o dia. Os 21 metros de diâmetro do espaço oferecem dois camarins, palco e equipamentos de som e luz. Com capacidade para 300 espectadores, o circo mantém a tradição das arquibancadas para acomodar a platéia.
Serviço: Espetáculo Pró-Mix
Data e horário: 24 de julho (sábado), às 15h
Local: Circo da Cidade “Zé Priguiça" - Rua David Xavier da Silva S/N - Praça Central - Vila Nossa Senhora da Luz - Cidade Industrial de Curitiba.
Ônibus: Portão-CIC (Terminal do Portão) ou (Terminal do CIC).
Ingresso: gratuito
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 01/08/2025 - A obra de Leminski ocupa a Festa Literária de Paraty e as Casas da Leitura de Curitiba
- 01/08/2025 - Murais cobrem com poesia e cor o concreto do Centro de Curitiba
- 31/07/2025 - Evento sobre Políticas Afirmativas e Educação para Relações Étnico-Raciais reúne público no Conserva
- 28/07/2025 - Natal de Curitiba 2025 terá palco principal no Centro e contratação de 700 profissionais da cultura
- 22/07/2025 - De origami a balé, mais de 77 opções de cursos culturais movimentam as regionais de Curitiba
- 21/07/2025 - Mostra Akira Kurosawa atrai mais de 700 pessoas e renova público da Cinemateca de Curitiba
- 18/07/2025 - Novas esculturas e restauros movimentam Ateliê do Memorial Paranista em Curitiba
- 15/07/2025 - Grandes referências em patrimônio cultural se encontram em seminário internacional em Curitiba
- 15/07/2025 - Terraço do Cine Passeio exibe diversão e fantasia nas férias da crianças
- 14/07/2025 - Conheça os novos artistas residentes do Ateliê de Escultura do Memorial Paranista