28.08.2019Especialistas discutem a preservação do patrimônio cultural

Uma tarde de debates e aprendizados sobre a presença do imigrante e sua interferência na paisagem urbana aconteceu nesta terça-feira (27/8), no primeiro dia do Seminário do Patrimônio Cultural. Até quinta-feira (29/8), das 14 às 17h, o Cine Passeio recebe o evento.

No lançamento, a Sala Valencio Xavier ficou lotada. A presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, deu início ao evento que reforçou os avanços da área. “O patrimônio cultural é destaque nesta gestão. Demos posse ao primeiro conselho municipal da área e regulamentamos o fundo, instrumentos eficazes para a preservação dos nossos bens. Além disso, começamos o programa Rosto da Cidade”, afirmou Ana.

A mesa também foi composta por Marcelo Sutil, diretor da FCC e coordenador do evento, que terá ainda mais oito temas de debates. Sete dos trabalhos apresentados serão oriundos de dois editais, Pesquisa Urbana e Patrimônio Imaterial. ”É importante proporcionar a troca de conhecimento que nos permite entender melhor aspectos de importantes de bens e de manifestações que formam a base cultural da sociedade”, explicou o Sutil.

Também participaram a vereadora Julieta Reis e o diretor executivo do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Marino Galvão Jr.

Palestrantes

Para o primeiro dia, dois palestrantes foram convidados. Sobre as populações em trânsito e o patrimônio cultural de imigrantes em tempos de conflito foi convidado Rodrigo Silva, professor da Universidade de São Paulo. “É importante esses encontros pra gente refirmar e se desafiar a pensar a sociedade de formas diferentes, pois somos diversos”, disse Silva.

O professor Key Imaguire Jr foi convidado para explanar sobre a arquitetura e paisagem urbana. A pesquisadora em comunicação e semiótica Adriana Túlio também participou.
Serviço: Seminário de Patrimônio Cultural

Data: até quinta-feira (29/8)
Horário: das 14h às 17h
Local: Cine Passeio, Sala Valêncio Xavier (Rua Riachuelo, 410, Centro)
Entrada Gratuita

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar