Notícias
28.08.2019Especialistas discutem a preservação do patrimônio cultural
Uma tarde de debates e aprendizados sobre a presença do imigrante e sua interferência na paisagem urbana aconteceu nesta terça-feira (27/8), no primeiro dia do Seminário do Patrimônio Cultural. Até quinta-feira (29/8), das 14 às 17h, o Cine Passeio recebe o evento.
No lançamento, a Sala Valencio Xavier ficou lotada. A presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, deu início ao evento que reforçou os avanços da área. “O patrimônio cultural é destaque nesta gestão. Demos posse ao primeiro conselho municipal da área e regulamentamos o fundo, instrumentos eficazes para a preservação dos nossos bens. Além disso, começamos o programa Rosto da Cidade”, afirmou Ana.
A mesa também foi composta por Marcelo Sutil, diretor da FCC e coordenador do evento, que terá ainda mais oito temas de debates. Sete dos trabalhos apresentados serão oriundos de dois editais, Pesquisa Urbana e Patrimônio Imaterial. ”É importante proporcionar a troca de conhecimento que nos permite entender melhor aspectos de importantes de bens e de manifestações que formam a base cultural da sociedade”, explicou o Sutil.
Também participaram a vereadora Julieta Reis e o diretor executivo do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Marino Galvão Jr.
Palestrantes
Para o primeiro dia, dois palestrantes foram convidados. Sobre as populações em trânsito e o patrimônio cultural de imigrantes em tempos de conflito foi convidado Rodrigo Silva, professor da Universidade de São Paulo. “É importante esses encontros pra gente refirmar e se desafiar a pensar a sociedade de formas diferentes, pois somos diversos”, disse Silva.
O professor Key Imaguire Jr foi convidado para explanar sobre a arquitetura e paisagem urbana. A pesquisadora em comunicação e semiótica Adriana Túlio também participou.
Serviço: Seminário de Patrimônio Cultural
Data: até quinta-feira (29/8)
Horário: das 14h às 17h
Local: Cine Passeio, Sala Valêncio Xavier (Rua Riachuelo, 410, Centro)
Entrada Gratuita
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 17/09/2025 - Festival Primavera traz música e cultura durante quatro finais de semana
- 16/09/2025 - Festival Primavera traz música e cultura durante quatro finais de semana
- 12/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba reúne grandes nomes da literatura em verso, prosa e cinema
- 12/09/2025 - Festival da Palavra começa com palestra de Clóvis de Barros e arrecadação de quase 600 livros
- 12/09/2025 - Jarid Arraes, Noemi Jaffe e a dupla Tíbio e Perônio estarão no Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Clóvis de Barros fala sobre ética e felicidade na abertura do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Centenário de Dalton Trevisan é um capítulo de destaque do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Feira de Livro reúne 23 editoras até domingo no Memorial de Curitiba
- 12/09/2025 - Escritores paranaenses são tema de visitas guiadas ao Cemitério Municipal e à Rua da Literatura
- 09/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba tem espetáculos baseados em obras de Dalton Trevisan e Clarice Lispe