Notícias
17.02.2016Espaços culturais da FCC ganham paraciclos
A Fundação Cultural de Curitiba iniciou nesta semana a instalação de paraciclos em espaços culturais. São 100 vagas de estacionamento para bicicletas distribuídas em 12 unidades: Moinho Rebouças, Memorial de Curitiba, Solar do Barão, Cinemateca, Palácio dos Estudantes (UPE), Teatro Novelas Curitibanas, Centro de Criatividade de Curitiba, Portão Cultural e nas Casas da Leitura Walmor Marcelino (Bairro Novo), Nair de Macedo (Guabirotuba), Manoel Carlos Karam (Parque Barigui) e Paulo Leminski (CIC).
As vagas nas unidades culturais fazem parte do projeto da Prefeitura de incentivo ao uso da bicicleta, que inclui a ampliação e melhoria da rede de ciclovias, criação de ciclorrotas, implantação de vias calmas com espaço prioritário para bicicleta ao longo das canaletas, novo plano de ocupação para bicicletários públicos e adoção de um sistema público de locação de bicicletas.
O material dos paraciclos foi fornecido pela Secretaria de Trânsito – Setran, que coordena a implantação dos bicicletários nos espaços urbanos. De acordo com o coordenador de Mobilidade Urbana da Setran, Gustavo Garrett, as unidades culturais estão entre as que recebem maior demanda de ciclistas, por isso foram listadas para receber os paraciclos. “Para nós essa iniciativa da Fundação Cultural, que ficou responsável pela instalação, é muito interessante porque divide os custos e potencializa a implantação desses equipamentos em mais locais, em menos tempo”, diz o coordenador.
Uma das primeiras unidades da Fundação Cultural a receber os paraciclos foi o Moinho Rebouças, sede da FCC, para onde vários usuários e funcionários se dirigem utilizando diariamente a bicicleta como meio de transporte. “Agora, o local para guardar as bicicletas ficou bem delimitado, evitando que seja ocupado por motos e carros. Ficou muito bom. Sem dúvida, é um incentivo para que mais gente utilize a bicicleta”, afirma João Pedro Gaspar, servidor da FCC que pedala todos os dias cerca de 8 quilômetros para chegar ao seu local de trabalho. Gaspar mora na Vila Isabel e conta que prefere a bicicleta ao carro. “Uso a ciclovia e a via calma da Av. Sete de Setembro. É tranqüilo”, garante.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 06/06/2025 - Programação especial traz histórias e leituras de contos de Dalton Trevisan, o vampiro de Curitiba
- 05/06/2025 - Prefeitura de Curitiba oferece 24 eventos culturais gratuitos de sexta a domingo
- 03/06/2025 - Patrimônio natural, parques e áreas verdes refletem identidade do curitibano
- 27/05/2025 - O som do tempo: Curitiba e região preservam 20 órgãos de tubo
- 26/05/2025 - Com sessões gratuitas, Cine Passeia leva filmes e pipoca aos bairros de Curitiba
- 21/05/2025 - Inédito, edital de R$ 1 milhão valoriza produção cultural nas comunidades mais afastadas de Curitiba
- 21/05/2025 - Eduardo Pimentel lança pacote com R$ 5 milhões para projetos culturais em Curitiba
- 19/05/2025 - Filmes infantis da mostra Olhar de Cinema estarão em cartaz nas salas da Prefeitura
- 15/05/2025 - Festival Internacional de Cinema de Curitiba tem data marcada e ingressos à venda
- 15/05/2025 - Agenda cultural traz dança, teatro e cinema ao ar livre e estreia de exposição digital