14.11.2012Escultura de Eliane Prolik em exposição no Portão Cultural

A exposição "Atravessamento", que está em cartaz no MuMA – Museu Municipal de Arte – Portão Cultural, conta com escultura da artista plástica Eliane Prolik, e permanece aberta à visitação até dia 13 de janeiro de 2013. A entrada é franca.

"Atravessamento" é uma investigação sobre o espaço antropológico, apontando para um sentido público da arte. Uma escultura de grande porte que transforma o espaço da sala expositiva e que, simultaneamente, em sua inteligência quase arquitetônica, evoca tanto o silêncio como o caos da cidade fora do museu.
Segundo Artur Freitas, autor do texto crítico da mostra, a peça tensiona a geometria aprumada das paredes da sala, com sua construção repetitiva feita por canaletas idênticas de eletrocalhas que se distribuem em dois eixos, no primeiro criando um degrau sólido e contínuo e, no segundo, duas estruturas verticais formando um corredor para travessia dos olhos. Perfurada a intervalos regulares, a superfície da peça oferece um complexo jogo de opacidades e transparências.
A artista Eliane Prolik, cujo extenso currículo e a recente aquisição de uma obra pela Pinacoteca do Estado de São Paulo confirmam sua inserção no circuito de arte nacional, realiza essa exposição pelo Edital de Ocupação dos Espaços Expositivos da Fundação Cultural de Curitiba, com apoio da empresa Brasduto.

Exposição "Atravessamento", da artista Eliane Prolik.
Data: até 13 de janeiro de 2013.
Horário de visitação: das 10h às 19h, de terça-feira a domingo.
Local: MuMA – Museu Municipal de Arte – Portão Cultural (Av. República Argentina, 3430 – Portão).
Entrada franca.