05.04.2010Entidades culturais devem indicar nomes para Comissão do Mecenato

A Fundação Cultural de Curitiba já dispõe da relação de entidades culturais que estarão representadas na Comissão do Mecenato Subsidiado, uma das modalidades do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Prefeitura de Curitiba. Após passar pelo processo de cadastramento, sete entidades deverão agora indicar os nomes de titulares e suplentes que vão compor a próxima comissão que deverá assumir em julho.

As entidades cadastradas são: Associação de Capoeira Kauande, Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR, Contacto Associação Cultural, Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado do Paraná – SIAPAR, Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Paraná – SINDARQ, Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado do Paraná - SATED/PR, e Sindicato dos Empresários e Produtores em Espetáculos de Diversões no Estado do PR - SEPED/PR.

A Comissão de Análise do Mecenato Subsidiado tem 44 membros, entre titulares e suplentes. Ela é subdivida em sete subcomissões, responsáveis pela elaboração dos critérios que embasarão a avaliação de mérito dos projetos inscritos. Os membros são indicados pela Fundação Cultural de Curitiba, pela comunidade artística e cultural organizada, pelos incentivadores e alguns diretamente pelo Prefeito Municipal.

Edital – A Diretoria de Incentivo também divulgou o número de projetos inscritos no edital do Mecenato Subsidiado 2009-2010, lançado em dezembro e que teve as inscrições encerradas no último dia 20 de março. Foram 659 projetos inscritos, sendo 173 de proponentes iniciantes (26%) e 486 de não iniciantes (74%).

Agora todas as propostas inscritas passam pela análise preliminar, que avalia informações básicas como data de inscrição e preenchimento dos formulários, antes de seguirem para a análise de mérito. A previsão é de que a partir da próxima semana as sub-comissões iniciem os trabalhos de análise de mérito das propostas.

São contempladas no edital do Mecenato Subsidiado as áreas de música, artes cênicas, audiovisual, literatura, artes visuais, patrimônio histórico, artístico e cultural, folclore, artesanato e demais manifestações culturais tradicionais. O valor máximo dos projetos aprovados pelo Mecenato é de R$ 80 mil para os não-iniciantes e de R$ 40 mil para os iniciantes. Ambos têm o compromisso de apresentar uma contrapartida social. A novidade este ano ficou por conta do estabelecimento de critérios diferenciados para artistas iniciantes e não-iniciantes, como forma de garantir oportunidade a todos os concorrentes.

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar