Notícias
14.05.2013Encontro no Memorial de Curitiba apresenta três editais do IPHAN
O Teatro Londrina do Memorial de Curitiba abriga, às 14h desta quinta-feira (16), um encontro promovido pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional para apresentar três editais publicados pela instituição: Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, Edital PNPI 2013 – Grupos de Imigração e INRC Guarani Mbyá. O evento, com entrada franca, é destinado a todos os interessados em participar da iniciativa e ao público em geral. Os editais estão disponíveis no portal www.iphan.gov.br.
Além de detalhar os editais e tirar as dúvidas para a inscrição de projetos e formatação de propostas, serão discutidos os principais pontos que atualmente orientam a Política de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial no Brasil. Na ocasião também será mostrado o Projeto Pêssankas, uma proposta contemplada pelo Programa Nacional de Patrimônio Imaterial (PNPI – edição 2011), oriunda do município de União da Vitória – Paraná.
Os editais – O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade recebe inscrições até o dia 17 de junho de 2013 e é uma homenagem ao primeiro presidente do IPHAN. Criado em 1987, o prêmio é em reconhecimento às ações de proteção, preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro.
A partir deste ano, a premiação está dividida em oito categorias: Patrimônio Material: Bens Imóveis e Paisagens Naturais e Culturais; Patrimônio Material: Bens Móveis e Acervos Documentais; Patrimônio Imaterial; Patrimônio Arqueológico; Políticas públicas, programas e projetos governamentais; Responsabilidade Social; Comunicação e mobilização social; e Ações Educativas. Essa inovação organiza mais claramente a participação de profissionais, empresas, poder público, comunidades e instituições de sociedade civil.
Em 2013, a premiação celebra também os 120 anos de nascimento do modernista Mário de Andrade que, em 1936, a pedido do então ministro da Educação, Gustavo Capanema, elaborou o anteprojeto de lei que resultou na organização jurídica da proteção do patrimônio cultural brasileiro e na criação do IPHAN.
O Edital PNPI 2013 de Apoio e Fomento ao Patrimônio Cultural Imaterial de Grupos de Imigração tem inscrições até o dia 9 de junho de 2013, sendo uma das ações do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI), instituído pelo governo federal em 2000. Nesta edição, serão selecionados projetos de apoio a manifestações e práticas culturais de grupos de imigração formadores da sociedade brasileira que contemplem, no mínimo, uma das seguintes atividades: mapeamento, pesquisa, produção bibliográfica e audiovisual, ações educativas, formação, capacitação, transmissão de saberes, apoio à organização e à mobilização comunitária e promoção da utilização sustentável dos recursos naturais. Podem participar desse edital grupos e entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos.
Com inscrições abertas até o dia 12 de julho de 2013, o Edital INRC Guarani Mbyá tem por objetivo dar continuidade ao Inventário Nacional de Referências Culturais Guarani M’bya, selecionando duas propostas para a realização de inventário. Uma delas deverá contemplar o espaço territorial dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, e a outra precisará abranger os estados do Paraná e Santa Catarina.
As propostas deverão se fundamentar no instrumento do IPHAN para identificação do patrimônio imaterial, o Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) e ter como pressuposto a participação ativa e decisória da população Mbyá Guarani no processo de pesquisa, viabilizando formas de mobilização comunitária que possibilite a troca de conhecimentos entre aldeias e entre gerações.
A identificação do Patrimônio Cultural Guarani tem como antecedente o INRC realizado no sítio tombado de São Miguel Arcanjo, entre 2004 e 2008, pela Superintendência do IPHAN no Rio Grande do Sul. O inventário foi ampliado para outras comunidades de forma a contemplar a rede étnica configurada pelas estreitas relações mantidas entre as aldeias. Podem participar desse edital grupos e entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos.
O IPHAN ainda oferece mais dois editais: “Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial relacionado à música, canto e dança de comunidades afrodescendentes localizadas no território brasileiro”, com inscrições até o dia 26 de maio de 2013, e “Apoio financeiro à preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro”, com inscrições até 23 de maio de 2013.
Serviço:
Encontro do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional para apresentação de três editais publicados pela instituição.
Data e horário: dia 16 de maio de 2013 (quinta-feira), às 14h
Local: Teatro Londrina do Memorial de Curitiba (Rua Claudino dos Santos, 79 – Setor Histórico).
Entrada franca.
Os editais estão disponíveis no portal www.iphan.gov.br.
Mais informações na Superintendência do IPHAN no Paraná, pelo telefone (41) 3264-7971, com Juliano Martins ou Lia Ono.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas