Notícias
06.12.2013 Empresa curitibana doa mais de mil livros para as Tubotecas
As Tubotecas, pequenas bibliotecas que funcionam dentro das estações tubo, receberão mais 1.113 exemplares de livros, doados pelo Grupo Gonzaga. O volume foi arrecadado junto aos mais de 300 funcionários do grupo, a partir de uma campanha interna para doações realizada desde julho.
“Somos apaixonados por Curitiba e por ações inovadoras que esta cidade concebeu ao longo de sua história. Acreditamos nos objetivos do projeto da Tuboteca desde o início e também identificamos uma oportunidade para incentivar a leitura em nossa empresa, junto aos nossos profissionais”, afirma Marília Gonzaga, diretora presidente do grupo.
Além de contribuir com o acervo das 10 Tubotecas atualmente em operação na cidade, a campanha premiou as equipes da Gonzaga e os funcionários que angariaram mais livros. A ação também integra as comemorações do Grupo Gonzaga, que atua no mercado imobiliário e completa 60 anos em 2014.
Antes de serem encaminhados às estações-tubo, os livros são recebidos pela FCC, que higieniza e faz a triagem dos exemplares. "O sucesso dessa campanha comprova como os cidadãos de Curitiba abraçaram o projeto das Tubotecas. Compartilhando os livros que lêem, as pessoas mostram que o ato da leitura é muito mais social do que se imagina", diz o presidente da FCC, Marcos Cordiolli.
As Tubotecas fazem parte do programa de incentivo à leitura desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba. Foram inauguradas no início do ano, dentro das comemorações dos 320 anos da cidade. No local, os passageiros do transporte coletivo podem fazer o empréstimo gratuito de livros, sem necessidade de qualquer cadastro, apenas com o compromisso de devolvê-los, nas próprias estações, para permitir que possam ser lidos por outros usuários.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 12/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba reúne grandes nomes da literatura em verso, prosa e cinema
- 12/09/2025 - Festival da Palavra começa com palestra de Clóvis de Barros e arrecadação de quase 600 livros
- 12/09/2025 - Jarid Arraes, Noemi Jaffe e a dupla Tíbio e Perônio estarão no Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Clóvis de Barros fala sobre ética e felicidade na abertura do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Centenário de Dalton Trevisan é um capítulo de destaque do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Feira de Livro reúne 23 editoras até domingo no Memorial de Curitiba
- 12/09/2025 - Escritores paranaenses são tema de visitas guiadas ao Cemitério Municipal e à Rua da Literatura
- 09/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba tem espetáculos baseados em obras de Dalton Trevisan e Clarice Lispe
- 09/09/2025 - Festival da Palavra destaca autores curitibanos de diferentes gerações com lançamentos e sarau
- 09/09/2025 - Conheça a Rua da Literatura, corredor cultural inédito do Festival da Palavra de Curitiba