Notícias
07.05.2018Embaixadores da União Europeia celebram Curitiba e o Paraná
O embaixador da União Europeia no Brasil, João Titternigton Gomes Cravinho, chefe da delegação de embaixadores que participam do encontro anual em Curitiba, falou ao prefeito Rafael Greca do significado da visita à cidade. “Vindo ao Paraná e a Curitiba, nós, europeus da União Europeia, sentimos que temos mais duas estrelinhas em nossa bandeira, a estrelinha de Curitiba e a do Paraná”, afirmou durante o jantar oferecido pelo Consulado da Itália à delegação, na noite de sábado (5/5), no Memorial de Curitiba.
“Esta viagem dos embaixadores da União Europeia a Curitiba foi uma viagem de descobertas maravilhosas. Cada um dos países aqui representados pelos seus embaixadores puderam ver que aqui no Paraná tem um pouco do seu país, da Europa, de onde vieram tantos imigrantes”, observou. O prefeito agradeceu, emocionado: “como o senhor honra Curitiba e o Paraná com essa declaração tão afetuosa”.
No Memorial, os membros da delegação puderam ouvir o Quarteto de Cordas da UFPR, conheceram os altares da primeira igreja da cidade e assistiram a Ciranda de todos os Povos, atração da Fundação Cultural de Curitiba que representa todos as etnias que formaram a cidade. “Vocês representam aqui nossos avós, nossos descendentes que vieram dos países que vocês representam”, disse o prefeito, ao reunir todo o grupo para celebrar o encontro com uma foto no Memorial de Curitiba.
Eles também viram a exposição do artista italiano radicado em Curitiba Nini Policappelli, que também esteve presente.
O cônsul da Itália, Raffaele Festa, destacou a importância da cidade, do estado e da Região Sul. “O Paraná, o sul do Brasil como um todo, foi feito graças à imigração europeia que aqui veio, em substituição da mão de obra escrava, para contribuir com o desenvolvimento econômico, cultural e social do estado”, declarou. Ele falou ainda que o consulado italiano tem diversas parcerias com a Prefeitura de Curitiba e o Governo do Paraná.
Participaram os embaixadores da Alemanha, George Witschel; da Áustria, Irene Giner-Reichel; da Bélgica, Dirk Loncke; da Bulgária, Valeri Ivanov Yotov; do Chipre, Haralambos Kafkarides; da Croácia, Zeljko Vukosav; da Dinamarca, Kin Christensen; da Eslováquia, Milan Cigan; da Eslovênia, Alain Brian Bergant; da Finlândia, Markku Tapio Virri; da Grécia, Johanes Pediotis; da Irlanda, Brian Glinn; da Itália, Antônio Bernardini; da Lituânia, Laura Tupe; de Luxemburgo, Carlo Krueger; da Polônia, Marta Olkowska; do Reino Unido, Francis Narasinham Rangarajan; da Romênia, Stefan Mera; da Suécia, Per-Arne Hjelmborn; e o ministro conselheiro da União Europeia para Ciência, Tecnologia e Inovação, engenheiro Alejandro Zurita.
Também participaram as presidentes da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina Castro, e do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó, e o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas