03.01.2015Em 2014, mais de um milhão de pessoas participaram de ações da FCC

Mais de um milhão de pessoas participaram das ações realizadas pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC) em 2014. Até novembro, foram 1,1 milhão de pessoas em 4.478 ações realizadas em 740 espaços alternativos, de parceiros ou logradouros públicos da cidade. A grande marca dessas ações foi a descentralização da cultura para os bairros de Curitiba, incluindo as administrações regionais e Casas de Leitura, que receberam apresentações de todas as áreas, além de cursos e oficinas.

“Fizemos neste ano um grande trabalho para a revitalização e ocupação dos nossos espaços, como o Teatro Paiol, a Cinemateca, o Memorial de Curitiba e o Portão Cultural. Ao mesmo tempo, diversificamos nossas ações nos bairros, permitindo que os artistas desenvolvam seus trabalhos próximos das regiões onde moram, criando cenas locais e regionais”, diz Marcos Cordiolli, presidente da FCC, que também destaca o importante trabalho de divulgação feito pelo órgão das atividades culturais da cidade.

Mais de 100 mil espectadores acompanharam as ações da contrapartida social da Lei de Incentivo à Cultura em 2014, que determina que projetos viabilizados pelo Mecenato Subsidiado e pelo Fundo Municipal da Cultura ofereçam uma contrapartida para a população. A atividade gratuita é sugerida pelo próprio artista incentivado e a FCC determina o espaço e a região da cidade que receberá a apresentação, tendo como prioridade escolas, associações de moradores, orfanatos, hospitais, centros de idosos ou escolas especiais que atendam crianças, adolescentes e idosos. “As contrapartidas são essenciais para a política pública de cultura. O investimento dos recursos públicos cumpre sua função quando aproxima a arte da população e desenvolve o talento dos artistas”, destaca o superintendente da FCC, Igor Cordeiro.

Carnaval na Marechal
Os desfiles das escolas e blocos de carnaval de Curitiba retornaram à Rua Marechal Deodoro em 2014. Os foliões curitibanos participaram ativamente da festa e também se divertiram nas ruas centrais da cidade com os desfiles do bloco Sacis e Garibaldis. Juntamente com o festival Curitiba Rock Carnival, as atividades do carnaval promovidas pela Fundação Cultural foram acompanhados por um público de cerca de 150 mil pessoas.

Em novembro, foi realizada mais uma edição da Corrente Cultural, que também levou 150 mil pessoas aos palcos montados na região central da cidade para ver os shows de artistas nacionais com Elza Soares, João Bosco, Cidade Negra, Otto e Silva, além de diversas bandas locais dos mais variados estilos. O evento ainda reservou uma rica e diversificada agenda de apresentações para praças, terminais de ônibus, Ruas da Cidadania e diversos espaços nos bairros da cidade. A Praça Afonso Botelho, no Água Verde, a Praça Zumbi dos Palmares, no Pinheirinho, o Bosque Alemão, no Vista Alegre, foram alguns dos locais que receberam apresentações da Corrente Cultural em 2014.

Sarau Popular
Outro destaque da descentralização promovida pela Fundação Cultural foi o projeto Sarau Popular, desenvolvido a partir de abril deste ano. As reuniões realizadas em todas as administrações regionais conquistaram crianças, jovens, adultos e idosos e se transformaram em verdadeiras festas da cultura nos bairros. Os encontros informais reuniram e receberam artistas independentes que apresentaram textos de poesia, conto, crônica, romance e autobiografia, realizaram performances de circo, exposições de fotos e quadros, apresentações de danças street, funk, cigana, de salão, shows musicais dos mais variados estilos, da MPB ao rap, do brega ao instrumental, entre outras atividades culturais.

Os artistas do bairros de Curitiba também tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos em espaços da FCC com o projeto Circulando no TUC, no Kraide e no Cleon Jacques. Nesses espaços, os artistas têm acesso a infraestrutura e equipamento técnico e ganham visibilidade para divulgar sua arte.

Edital para as Regionais
Em 2014, a Fundação Cultural de Curitiba lançou o inédito edital Regionais – Ações Culturais e Constituição de Memória, que vai distribuir R$ 924 mil do Fundo Municipal da Cultura para 20 projetos culturais com o objetivo de promover a cultura nos bairros da cidade de Curitiba e incentivar a constituição da memória artística cultural e social das regionais e dos bairros da cidade.

Os vencedores do edital já foram definidos e os projetos devem chegar aos bairros curitibanos em 2015.

Autor: SMCS

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar