Notícias
14.11.2014Elza Soares e Orquestra À Base de Corda na Corrente Cultural
Um dos espetáculos mais esperados da programação da Corrente Cultural 2014 acontece neste sábado (15), às 11h30, no Palco Boca Maldita, unindo uma das maiores expressões da música brasileira, a cantora Elza Soares, e a Orquestra À Base de Corda (OABC), grupo curitibano de destaque nacional.
No ano em que se comemoram os centenários de nascimento dos compositores Lupicínio Rodrigues e Dorival Caymmi, não poderiam faltar no repertório do show composições desses autores, que foram consagradas na voz de Elza Soares. Comprovando o talento reconhecido em todo o Brasil, a OABC criou acordes diferenciados para a cantora interpretar músicas como “Cadeira Vazia”, “Vou brigar com ela” e “Felicidade”, de Lupicínio Rodrigues; mais “Samba da minha terra” e “Rosa Morena”, de Dorival Caymmi.
“A parte técnica é o coração que manda”, enfatiza o violonista e bandolinista João Egashira, diretor musical da OABC, ao falar sobre os arranjos que o grupo está construindo para as obras. “A emoção soa em cada nota musical”, diz. O programa completa-se com “Beija-me”, de Roberto Martins e Mário Rossi”; “Mulata Assanhada”, de Ataulfo Alves; e “Malandro”, de Jorge Aragão e Jotabê.
A Corrente Cultural 2014 é uma realização da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Sesi-PR, Fecomércio-PR/Sesc-PR e demais parceiros. Tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e da Coca-Cola, apoio cultural do Banco do Brasil, Grupo Thá, Paleteria Mexicana e Clube Vibe e promoção da ÓTV, Gazeta do Povo e Rádio Mundo Livre. Mais informações em www.correntecultural.com.br.
A orquestra – Criada por Roberto Gnattali, em 1998, a Orquestra À Base de Corda (OABC) dedica-se à pesquisa e à divulgação da música brasileira. A formação instrumental ímpar – com violino, bandolim, cavaquinho, viola caipira, violão, violão 7 cordas, piano e percussão – confere ao grupo sonoridade bastante particular. O repertório da orquestra procura abranger diversos períodos da história da música brasileira e inclui composições de seus integrantes.
Os arranjos musicais também são destaques do grupo, especialmente elaborados por músicos da orquestra e por nomes como Paulo Bellinati, Maurício Carrilho, Leandro Braga, Dante Ozzetti, Jayme Vignoli, Mario Manga, André Abujamra, Paulo Aragão, Josimar Carneiro. A orquestra já teve como convidados Mônica Salmaso, Roberto Corrêa, Ceumar, Pedro Amorim, Dominguinhos, Joel Nascimento, Andrea Ernest Dias, Caíto Marcondes, Maurício Carrilho, Zé Renato e Ná Ozzetti.
Desde 2001, a Orquestra À Base de Corda conta com a direção musical do violonista e bandolinista João Egashira, instrumentista que coleciona apresentações ao lado de importantes cantores, em shows e gravações. Egashira é compositor de música instrumental com ênfase no choro, trabalho iniciado e desenvolvido no Clube do Choro de Curitiba, além de ser integrante do Conservatório de MPB de Curitiba.
Em 2008, a OABC lançou seu primeiro CD, intitulado “Antiqüera”, ao lado do violeiro Roberto Corrêa, tendo sido indicado para o Prêmio Rival. Em 2009, igualmente ao lado de Roberto Corrêa, participou da gravação do programa “Instrumental SESC Brasil”, em São Paulo.
Serviço:
Corrente Cultural 2014
Show de Elza Soares e Orquestra À Base de Corda
Data e horário: dia 15 de novembro de 2014 (sábado), às 11h30.
Local: Palco Boca Maldita
Ingresso: gratuito
Autor: Assessoria de Imprensa da FCC
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 04/09/2025 - Cine Guarani exibe Retrato de um Certo Oriente e recebe Milton Hatoum para bate-papo
- 04/09/2025 - Cinemas da Prefeitura de Curitiba participam do Ghibli Fest com 14 clássicos da animação japonesa
- 04/09/2025 - Festival da Palavra homenageia Helena Kolody com lançamento de obra inédita da autora
- 04/09/2025 - III Festival da Palavra de Curitiba reúne 15 encontros com autores nacionais e locais
- 04/09/2025 - III Festival da Palavra leva maratona literária ao Memorial de Curitiba em setembro
- 04/09/2025 - Jarid Arraes e Noemi Jaffe dividem mesa no III Festival da Palavra de Curitiba
- 04/09/2025 - Casas da Leitura têm esquenta e esquentinha para o Festival da Palavra de Curitiba
- 03/09/2025 - Do cordel ao slam, Festival da Palavra de Curitiba oferece 38 oficinas gratuitas
- 01/09/2025 - III Festival da Palavra leva maratona literária ao Memorial de Curitiba em setembro
- 28/08/2025 - Passeio lotado? Conheça cinco curiosidades da Praça Generoso Marques sem sair de casa