29.04.2013Editora da UFPR e Volvo doam 5.600 livros para as Tubotecas

 O acervo das Tubotecas – pequenas bibliotecas instaladas em 10 estações-tubo da cidade – acaba de ser reforçado com 5.600 livros de autores radicados no Paraná. As obras – de escritores como Miguel Sanches Neto, Alice Ruiz e Manoel Carlos Karam – foram doadas pela editora da Universidade Federal do Paraná e pela Volvo.

Para o presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Marcos Cordiolli, com um mês de funcionamento as Tubotecas caíram no gosto da população. “O sucesso do projeto foi maior do que o previsto, mas para que possamos aperfeiçoar e ampliar o número de leitores é preciso receber mais doações”, afirmou.

A primeira grande doação que as Tubotecas receberam veio da Editora da Universidade Federal do Paraná, que repassou mais de 5 mil livros para o projeto. Segundo Gilberto de Castro, diretor da editora, logo após o lançamento do projeto foi feito um levantamento dos títulos que se enquadravam no perfil solicitado pela Fundação Cultural. “Nós não temos o mesmo espaço na mídia que outras grandes editoras. Então, percebemos que a Tuboteca nos oferece uma ótima oportunidade de difundir o nosso catálogo. Além de ser uma maneira de dar um retorno para a sociedade, já que nossos livros são produzidos com dinheiro público”, ressaltou.

Outra doação importante recebida pela Fundação esta semana veio da Volvo. A empresa doou aproximadamente 500 livros, todos produzidos no Paraná, com apoio da empresa.

Como doar

As doações de livros podem ser feitas em qualquer equipamento mantido pela Fundação Cultural, nas Casas da Leitura, na sede da Fundação (Rua Engenheiros Rebouças, 1.732 – Rebouças), no Ippuc (Rua Bom Jesus, 669 -(Juvevê) e na sede da Prefeitura (Avenida Cândido de Abreu, 817 – Centro Cívico).

As publicações passarão por uma triagem antes de serem levadas para as Tubotecas.
Aceitam-se livros de literatura, contos, crônicas, romances, poesia, história em quadrinhos, infantil e infantojuvenil. Não serão aceitos livros didáticos, técnicos, religiosos, jornais e revistas de assuntos gerais ou de notícias, manuais, guias, enciclopédias, bem como qualquer material com teor ofensivo, discriminatório e pornográfico.

Grandes doadores, interessados em doar acima de 1.000 volumes, precisarão se adequar a Edital de Chamamento Público lançado no dia 1º de abril de 2013, que está disponível no site www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br

Tubotecas em funcionamento
Estação Praça Rui Barbosa: 4 unidades
Linha Expressa Pinheirinho – Rui Barbosa
Linha Expressa Pinhais – Rui Barbosa
Linha Expressa Centenário – Campo Comprido

Estação Central: 2 unidades (rua Presidente Faria em frente ao Correio)
Linha Expressa Santa Cândida – Capão Raso

Estação Praça Carlos Gomes: 1 unidade
Linha Expressa Boqueirão
Ligeirão Boqueirão

Estação Carlos Gomes: 1 unidade (rua Lourenço Pinto em frente ao hospital Paciornik)
Ligeirão Pinheirinho – Carlos Gomes

Estação Marechal: 2 unidades (Linha Verde)

Compartilhe:

imprimir voltar