01.10.2019Edital do FMC apoia projetos de inovação artística de jovens empreendedores

 Incentivar projetos multidisciplinares inéditos e inovadores, criados por jovens artistas e produtores, que ocupem o Teatro Universitário de Curitiba – TUC, é o objetivo do Edital Experimenta 2020 – Fomento em Criatividade e Inovação Artística para a Juventude, do Fundo Municipal da Cultura, que acaba de ser lançado pela Prefeitura e Fundação Cultural de Curitiba. Serão selecionados oito projetos para receber apoio financeiro no valor de até R$ 10 mil cada. O valor total do edital, considerando os recursos destinados a custeio, é de R$ 100 mil.

Podem participar artistas, coletivos, grupos ou companhias, que façam uso das linguagens artísticas tradicionais combinadas com linguagens contemporâneas, como moda, culinária, design, performance, novas tecnologia, arte urbana, entre outras. “A ideia é reforçar o caráter universitário do TUC, um nicho de cultura pop, um espaço apropriado pela juventude, aberto às experimentações que são próprias desse público”, explica o diretor de Ação Cultural da Fundação Cultural de Curitiba, Beto Lanza.

Os projetos podem ser enquadrados em quatro modalidades distintas, dependendo da característica dominante (artes visuais, literatura, artes cênicas ou música). Os aprovados farão parte da programação do TUC a partir de abril do próximo ano. Dois deles se referem à execução de um grafiti nas laterais da Galeria Júlio Moreira, que ficará exposto por até quatro meses após sua execução.

Considerando que muitos dos interessados estarão concorrendo aos editais do Fundo Municipal da Cultura pela primeira vez, a Fundação Cultural de Curitiba organizou uma edição especial da Oficina de Formatação de Projetos Culturais, para orientar os novos empreendedores. A oficina será realizada na próxima segunda-feira (7 de outubro), das 19h às 21h30, no Teatro Londrina do Memorial de Curitiba (R. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco). Não é necessário fazer inscrição prévia e a entrada é gratuita.

Junto com o Experimenta 2020, a Fundação Cultural de Curitiba lançou outros nove editais. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 24 de outubro, no sistema Profice. Mais informações estão disponíveis no site da Fundação Cultural de Curitiba (http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/leideincentivo/avisos/).

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar