04.02.2013Editais para criadores e produtores negros é tema de oficina no Memorial de Curitiba

 O Memorial de Curitiba recebeu, nesta segunda-feira (4), uma oficina sobre cinco editais inéditos voltados à comunidade negra. No evento, representantes da Regional Sul do Ministério da Cultura (MinC) prestaram esclarecimentos sobre as inscrições para os editais.

A oficina itinerante vai passar por várias cidades do Sul do País com a finalidade de divulgar estes novos editais do MinC. Criadores e produtores negros podem inscrever seus projetos nos seguintes editais: Apoio para Curta-Metragem – Curta Afirmativo: Protagonismo da Juventude Negra na Produção Audiovisual; Prêmio Funarte de Arte Negra nas áreas de artes visuais, circo, dança, música, teatro e preservação da memória; Edital de Apoio à Coedição de Livros de Autores Negros; Edital de Apoio a Pesquisadores Negros; e o Edital de Seleção de Projeto para Implantação de 27 Pontos de Cultura Negra.

Segundo Margarete Costa Moraes, chefe da representação da Região Sul do MinC, os editais foram lançados pois o número de projetos contemplados de proponentes negros era muito baixo. “Capacitar os produtores e artistas para que seus projetos sejam selecionados e premiados é o principal objetivo”, afirma Margarete.

O passo-a-passo da inscrição, pontos mais importantes, critérios de seleção e dicas de elaboração do projeto foram alguns dos temas abordados pela ministrante Eleonora Kehles Spinato, representante regional do MinC. “Além disso, a participação do público é fundamental para o aperfeiçoamento do projeto. As dicas e sugestões que recebemos levadas para que os editais sejam aperfeiçoados em benefício da população”, garante Margarete.

A produtora cultural Lunamar Rodriguez, que participou da oficina em Curitiba, vê projetos desse modelo como uma porta que se abre para a comunidade afrodescendente. “É um começo para a reparação de centenas de anos da invisibilidade do negro na sociedade”, comenta.

Autor: Assessoria de Imprensa/FCC

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar