Notícias
26.04.2022É no Choro que Eu Vou: Orquestra à Base de Sopro convida Alexandre Ribeiro
A Orquestra à Base de Sopro recebe nesta quarta-feira (27/4), o clarinetista Alexandre Ribeiro para uma homenagem a Pixinguinha. Na Capela Santa Maria, o conceituado músico paulista apresenta também composições próprias que demonstram todo o seu virtuosismo na performance do instrumento.
A apresentação faz parte da programação do Festival É no Choro que Eu Vou, que começou na última quinta-feira (20/4), e também da agenda cultural das comemorações dos 50 anos do Teatro do Paiol.
Foram selecionados 13 grandes sucessos que fazem parte da coleção do Instituto Moreira Salles – Pixinguinha Outras Pautas, com arranjos escritos para o programa O Pessoal da Velha Guarda. Composições do disco De Pé na Proa (Borandá), com clarinetista convidado também serão executadas.
Com direção musical e regência de Sergio Albach, choros, valsas, maxixes, polcas, entre outros estilos estarão presentes no repertório, incluindo o clássico Lamentos, parceria de Pixinguinha com Vinícius de Moraes.
Fim de semana
Durante o fim de semana, a Orquestra apresentou parte deste repertório que comemora o chorinho, no Teatro da Vila, novo espaço cultural da Fundação Cultural de Curitiba, no bairro CIC. No sábado (23/4), seria comemorado o aniversário do compositor, motivo de a data também ser a escolhida para o Dia Nacional do Choro.
No Teatro da Vila, a Orquestra brindou a celebração com obras do compositor para uma plateia aquecida. Vizinha do espaço cultural, Luciana do Nascimento levou as sobrinhas, Rafaela e Helena de 3 e 6 anos, para apreciar o chorinho. “Vim para mostrar para elas um pouco de cultura e acabei me surpreendendo, a música mexe com a alma!.”
A apresentação da Orquestra também foi elogiada pela Rita Lima dos Santos, que já marcou presença na apresentação desta quarta-feira (27/4). “Sou apaixonada pela Orquestra de Sopro e assisti-los é sempre uma felicidade”, comentou.
Convidado
Alexandre Ribeiro é um dos instrumentistas mais geniais da nova geração. Com atuação forte no choro, o clarinetista lançou em 2016 o disco “De Pé na Proa” (Borandá), com a produção de Swami Jr., em que passeia com maestria por muitos outros gêneros. Composições desse Projeto também serão apresentados no concerto.
Nascido em São Simão, interior de São Paulo, iniciou seus estudos musicais aos 12 anos de idade e, dois anos depois, já fazia parte como clarinetista da Orquestra Sinfônica Jovem de Ribeirão Preto. É graduado pela Universidade Estadual Paulista – Unesp, no curso de bacharelado em instrumento (clarinete).
Serviço: Orquestra à Base de Sopro e Alexandre Ribeiro
Data: quarta-feira (27/4), às 21h
Local: Espaço Cultural Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273)
Ingressos à venda no minhaentrada.com.br ou no local (R$ 35 e meia-entrada R$ 17,50)
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 01/08/2025 - A obra de Leminski ocupa a Festa Literária de Paraty e as Casas da Leitura de Curitiba
- 01/08/2025 - Murais cobrem com poesia e cor o concreto do Centro de Curitiba
- 31/07/2025 - Evento sobre Políticas Afirmativas e Educação para Relações Étnico-Raciais reúne público no Conserva
- 28/07/2025 - Natal de Curitiba 2025 terá palco principal no Centro e contratação de 700 profissionais da cultura
- 22/07/2025 - De origami a balé, mais de 77 opções de cursos culturais movimentam as regionais de Curitiba
- 21/07/2025 - Mostra Akira Kurosawa atrai mais de 700 pessoas e renova público da Cinemateca de Curitiba
- 18/07/2025 - Novas esculturas e restauros movimentam Ateliê do Memorial Paranista em Curitiba
- 15/07/2025 - Grandes referências em patrimônio cultural se encontram em seminário internacional em Curitiba
- 15/07/2025 - Terraço do Cine Passeio exibe diversão e fantasia nas férias da crianças
- 14/07/2025 - Conheça os novos artistas residentes do Ateliê de Escultura do Memorial Paranista