Notícias
04.11.2010Durante a Virada, artistas fazem intervenções no espaço urbano
A artista plástica Eliane Prolik participa da Virada da Corrente Cultural no próximo fim de semana (dias 6 e 7), fazendo intervenções no espaço urbano. Eliane estará nas imediações da Praça Tiradentes e utilizará as fachadas de lojas, bancas de revistas e galerias para aplicar suas obras, feitas com papel de seda colorido e película adesiva transparente. Essa série de trabalhos faz parte do projeto “Aceite”, que vem sendo desenvolvido ao longo deste ano de 2010 pela artista.
“O papel de seda traz uma tradição popular presente em nosso imaginário. Colorido, transparente, delicado, o material permite uma ação poética e visual inscrita sobre diversos lugares, em comunicação direta com a cidade e o cotidiano”, explica Eliane, que é um dos principais nomes da arte paranaense contemporânea. A artista realizou diversas exposições, participou de salões e bienais no Brasil e exterior.
O artista Geovane Cezar Furman realiza pinturas diretamente na calçada, nas técnicas de giz e pastel. Como artista de rua, Geovane participa desde 2007 de diversos festivais nacionais e internacionais. Ele já esteve no Concurso Internacional de Madonnari de Nocera Superiore, em Salerno (Itália), no Concurso de Pintores de Rua de Valkenburg (Holanda) e no Festival de Artes de Rua de Florença (Itália).
A programação da Virada Cultural inclui também a ação artística de seis grafiteiros, que estarão reunidos na Praça Tiradentes para mostrar seus desenhos em painéis. A ação começa às 14h de sábado (6), com os grafiteiros Isto (Cristiano da Silva) e Bones (Reinaldo Penkal). Depois vêm as intervenções de DL (Deivid) e SER (Eduardo Rossoni), às 16h, e de ETO (Everton dos Santos Morais) e AMEM (Rodrigo Pereira dos Santos), às 18h.
A Fundação Cultural de Curitiba e a Prefeitura Municipal, o Sistema Fecomércio/PR (Sesc/ Senac), Sesi, Caixa Econômica Federal, Secretaria de Estado da Cultura, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Instituto Cervantes, Instituto Goethe, Aliança Francesa e Consulado da Polônia são parceiros na realização da Corrente Cultural. A promoção é da RPCTV. O evento tem os apoios dos vereadores Renata Bueno e Caíque Ferrante.
Confira a programação completa da Corrente em www.correntecultural.com.br.
Realização: Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal, Sistema Fecomércio/PR (Sesc/ Senac), Sesi, Caixa Econômica Federal, Secretaria de Estado da Cultura, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Instituto Cervantes, Instituto Goethe, Aliança Francesa e Consulado da Polônia e os vereadores Renata Bueno e Caíque Ferrante.
Promoção: RPCTV
Acompanhe também a Corrente Cultural 2010 nas mídias:
Facebook http://www.facebook.com/correntecultural
Orkut http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=15759369618539392782
Twitter http://twitter.com/correntecultura
Blog http://correnteculturalcuritiba.blogspot.com/
Mais informações também pelo email correntecultural2010@gmail.com
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas