Notícias
01.12.2011Domingo tem comemoração natalina no Memorial Ucraniano
O Memorial Ucraniano (Parque Tingui), que é mantido pela Prefeitura Municipal e celebra a presença da etnia ucraniana em Curitiba, sedia programação especial neste domingo (4). A atração é a Festa de São Nicolau, que começa às 12h e conta com a chegada do Papai Noel. A programação prossegue até às 18h, com entrada franca.
As atividades culturais que tomam conta do Parque Tingui englobam apresentações de corais e grupos folclóricos ucranianos, ao lado de grupo de banduristas. Considerada a voz da Ucrânia, a bandura surgiu no século XIV e é um instrumento que unifica os princípios acústicos do alaúde e da harpa. Oferecendo barracas de artesanato e culinária típica ucraniana, a festa tem seu ponto alto às 17h com a chegada de São Nicolau, que distribuirá balas e presentes às crianças.
São Nicolau é considerado um dos mais importantes santos do Cristianismo, por sua história de preocupação com os pobres. Conhecido em diversos países com os nomes de Micolai, Miklach, Iolupuki, Seint Nicolaus, Santa Klaus, Fader Krismas e Per Noel, deu origem à figura do Papai Noel. O santo é lembrado no dia 6 de dezembro e muitos países europeus, especialmente a Ucrânia, comemoram o Dia de São Nicolau e o consideram o verdadeiro Papai Noel.
Serviço:
Festa de São Nicolau
Local: Memorial Ucraniano (Parque Tingui)
Data: 4 de dezembro de 2011, das 12h às 18h
Entrada franca
Programação:
- às 12h, início do funcionamento de barracas com artesanato e culinária típica ucraniana
- às 14h30, início das apresentações de corais e grupos folclóricos ucranianos, ao lado de grupo de banduristas
- às 17h, chegada de São Nicolau com distribuição de balas e presentes às crianças
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas