10.07.2019Documentário sobre trabalhadores da indústria têxtil estreia em Curitiba

Entra em cartaz na Cinemateca, a partir desta quinta-feira (11), o documentário “Estou me guardando para quando o carnaval chegar”. O longa-metragem integra a programação da Sessão Vitrine. A mostra organizada pela distribuidora Vitrine Filmes visa democratizar as produções cinematográficas do Brasil, exibindo filmes com ingressos acessíveis. O longa continua em cartaz na sessão das 16h até 24 de julho.

Dirigido pelo pernambucano Marcelo Gomes, o documentário visita o pequeno munícipio de Toritama, cidade conhecida por abastecer o mercado da moda brasileira com 20% de toda produção de jeans no país. O filme mostra a vida dos trabalhadores da indústria têxtil que apenas param de trabalhar quando chega o feriado prolongado de Carnaval.

Ao expor as histórias dos moradores da pequena cidade no Agreste pernambucano, o documentário faz críticas sobre a exploração das indústrias em cidades pequenas, além de questionar o atual momento da utilização de mão de obra barata num país com mais de 13 milhões de desempregados.

A Vitrine Filmes é uma empresa distribuidora famosa por fomentar diretamente a indústria cinematográfica brasileira. Desde 2017, a Sessão Vitrine valoriza o cinema nacional trazendo títulos de vários gêneros produzidos em várias regiões do Brasil. Focado em diversificar o público dentro dos cinemas e de contribuir com a formação de plateias, a mostra reuniu mais de 160 mil espectadores nas salas de cinema por todo Brasil.

Estreia “Estou me guardando quando o carnaval chegar”
Data: 11/7 (quinta-feira)
Horário: 16h (exceto dia 20)
Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco)