Notícias
29.07.2019Documentário sobre indígenas da Ilha da Cotinga tem sessão única na Cinemateca
O documentário “Ko Yvy Ma Ndopa Mo’Ãi – Essa terra não vai terminar”, de Matias Dala Stela, será exibido, nesta terça-feira (30), às 15h, na Cinemateca, com entrada franca. O média-metragem apresenta o dilema dos moradores da aldeia indígena Pindoty – da etnia Guarani Mbyá – para manter viva a cultura dos ancestrais em meio à dominadora influência dos costumes “não indígenas” no dia a dia da aldeia.
Ao investigar como se dão as relações entre a nova e a velha geração de guaranis, o documentário visitou o território indígena homologado desde os anos 90, situado na Ilha da Cotinga – complexo de ilhotas ao redor do munícipio de Paranaguá. Durante meses, com ajuda da população originária e tradicional da região que contribuiu na produção do filme, a equipe mergulhou nos conhecimentos milenares do povo Guarani Mbyá.
O filme teve pré-lançamento na última edição do Festival Internacional de Curitiba – Olhar de Cinema, pela Mostra Mirada Paranaense, focada em dar espaço a produções audiovisuais feitas no estado. Também recebeu Menção Honrosa dada pela Associação de Vídeo e Cinema do Paraná (AVEC).
Sobre os Guarani Mbyá
A etnia Mbyá é um dos subgrupos dos Guaranis que compõem, junto dos Kaiowás e Ñandevas, parte da população indígena que mora no país. Conhecidos por viverem em regiões litorâneas do sul e sudeste brasileiro, os Guarani Mbyá se relacionam de maneira diferente quando o assunto é a preservação da sua territorialidade.
Sempre tendo o mar como limite para estar perto das boas energias, os Embiás acreditam que o território não termina apenas num espaço delimitado, e sim no todo que os cercam. Outra característica é a procura por estabelecer suas aldeias em locais especiais dentro da Mata Atlântica, elemento principal à prática da vida em comunidade, da cultura e da espiritualidade do povo guarani.
Serviço:
Sessão única do documentário “Ko Yvy Ma Ndopa Mo’Ãi – Essa terra não vai terminar”
Data: 30/7 (terça-feira)
Horário: 15h
Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco)
Entrada Franca
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 05/08/2025 - História do cinema é tema de curso gratuito com 15 encontros na Cinemateca de Curitiba
- 05/08/2025 - Natal de Curitiba 2025 terá palco principal no Centro e contratação de 700 profissionais da cultura
- 01/08/2025 - A obra de Leminski ocupa a Festa Literária de Paraty e as Casas da Leitura de Curitiba
- 01/08/2025 - Murais cobrem com poesia e cor o concreto do Centro de Curitiba
- 31/07/2025 - Evento sobre Políticas Afirmativas e Educação para Relações Étnico-Raciais reúne público no Conserva
- 22/07/2025 - De origami a balé, mais de 77 opções de cursos culturais movimentam as regionais de Curitiba
- 21/07/2025 - Mostra Akira Kurosawa atrai mais de 700 pessoas e renova público da Cinemateca de Curitiba
- 18/07/2025 - Novas esculturas e restauros movimentam Ateliê do Memorial Paranista em Curitiba
- 15/07/2025 - Grandes referências em patrimônio cultural se encontram em seminário internacional em Curitiba
- 15/07/2025 - Terraço do Cine Passeio exibe diversão e fantasia nas férias da crianças