23.08.2010Documentário sobre Helena Kolody será exibido nesta terça, no Paço da Liberdade

O documentário “Helena de Curitiba”, de Josina Melo, sobre a poetisa Helena Kolody, será exibido nesta terça-feira (24), às 19h30, no auditório do Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques). A exibição integra a comemoração do aniversário do poeta Paulo Leminski, que descobriu Helena Kolody como haikaista nos anos 80. O documentário contém imagens e depoimentos inéditos da poetisa, colhidos um mês antes de sua morte, em fevereiro de 2004, aos 92 anos, nos municípios de Cruz Machado e Três Barras. O vídeo mostra também suas raízes ucranianas, sua dedicação ao magistério e a paixão pela poesia.

Projeto realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o documentário mescla imagens atuais e cenas de ficção baseadas em memórias de Helena Kolody. São cenas de infância, onde a diretora reforça o fascínio da poetisa pelos elementos da natureza, sua grande fonte de inspiração. Um total de 27 poemas é citado no decorrer do filme de 31 minutos de duração, sendo que nove deles foram retirados do CD "Helena Kolody por Helena Kolody", de Paulinho Lima (RJ). Muitos são recitados pela própria poeta, outros gravados em “off” pela narradora Cristiane Macedo.

De 2005, quando foi lançado, a 2010, o documentário “Helena de Curitiba” teve uma trajetória de sucesso. Foi premiado como melhor vídeo-documentário no Festival de Cinema e Vídeo de Curitiba (2005). Foi exibido em vários eventos, participou de festivais e compôs um kit institucional (fita e livro) do Grupo Positivo, com 3 mil unidades distribuídas no Paraná e em outros estados. O documentário foi traduzido para o francês e apresentado na França, em Paris e Lyon, participando de festivais locais.

Serviço:

Exibição do documentário “Helena de Curitiba”, de Josina Melo

Local: Paço da Liberdade Sesc Paraná – Praça Generoso Marques

Data: 24 de agosto de 2010 (terça-feira), às 19h30

Entrada franca

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar