29.11.2019Documentário celebra os 83 anos da passagem do dirigível Hindenburg no Paraná

A passagem da aeronave alemã “Hindenburg” sobre algumas cidades do Paraná e Santa Catarina, há 83 anos, é tema do documentário “O Dirigível”, que estreia neste domingo (1/12), na Cinemateca. O média-metragem de Alessandro Vieira, Carlos Alexandre Martins e Saulo Adami terá sessão única, às 16h, com entrada gratuita. Após a sessão os diretores do documentário realizam um bate-papo com o público.

A data de lançamento marca o dia em que o “Hindenburg” foi visto cruzando os céus de Curitiba e região. O Hindenburg sobrevoou Curitiba em 1º de dezembro de 1936.

Antigas imagens de arquivo e depoimentos daqueles que presenciaram a passagem da aeronave – com seus mais 200 metros de comprimento e 41 metros de altura – dão o tom do filme. Através da pesquisa do tenente-coronel Cristiano Rocha Affonso Costa, o filme reconstitui uma época em que viagens aéreas ainda eram parte do imaginário humano, longe de ser algo usual.

“O Dirigível” tem roteiro de Saulo Adami, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, que criou o projeto em 2016. Produzido com recursos próprios, reúne fotografias e cenas de documentários alemães, norte-americanos e brasileiros, incluindo registros de Agostinho Leão (Graf Zeppelin, 1934) e João Baptista Grof (Hindenburg, 1936).

Serviço: Sessão única do “O Dirigível”
Data: 1º de dezembro (domingo)
Horário: 16h
Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco)
Entrada Franca

 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar